Toyota apoia a Tokyo 2020 com o veículo “APM” projetado especialmente para mobilidade

A Toyota Motor Corporation, parceira mundial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, anunciou hoje que, para apoiar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, está desenvolvendo um novo produto especial, o "APM" (Accessible People Mover), um veículo de mobilidade projetado expressamente para uso nos Jogos.

Através dos Jogos, a Toyota pretende proporcionar a todas as pessoas a liberdade de se movimentarem, ou o que se chama de "Mobilidade para Todos". O veículo APM leva esse desafio ao máximo, oferecendo uma solução de transporte “última milha” que ajuda a locomover o maior número possível de pessoas para eventos e locais, incluindo atletas e funcionários dos Jogos, bem como todos os tipos de visitantes com necessidades de acessibilidade, como idosos, pessoas com deficiências, gestantes e famílias com filhos pequenos, entre outros.

Prevê-se também que parte da frota de APMs seja usada para apoiar atividades de socorro em eventos/instalações durante o verão. Durante os Jogos, a Toyota utilizará aproximadamente 200 APMs para apoiar o transporte de visitantes e funcionários em várias instalações, incluindo locais onde eventos ou competições são realizadas e outros, como a Vila Olímpica.

Recursos principais

1.    "Modelo Básico": Para apoiar o maior comparecimento a eventos, fornece o transporte "última milha"

- Um veículo elétrico movido a bateria de baixa velocidade e curta distância (BEV) adequado para o transporte de visitantes e funcionários dentro do evento/local.
- Usado por todos os tipos de participantes dos Jogos, incluindo funcionários e atletas e outros, como visitantes, incluindo idosos, pessoas com deficiências, mulheres grávidas e famílias com crianças pequenas.
- O APM contará com assentos de três filas. Na primeira fileira estará o banco do motorista, a segunda linha terá capacidade para três pessoas e a terceira fileira oferecerá assento duplo, totalizando seis pessoas (cinco passageiros e um motorista). Quando utilizado para transportar passageiros em cadeiras de rodas, a configuração pode ser modificada dobrando os assentos para permitir que o cadeirante entre na segunda fila.
- Para aumentar a segurança, a posição do banco do motorista foi elevada e localizada em posição central, a fim de permitir que o motorista veja os passageiros e suporte suas necessidades individuais à medida que entram e saem do veículo.
- Os assentos dos passageiros são acessíveis de ambos os lados do veículo, e o design geral considera suas necessidades variáveis, com barras de segurança em ambos os lados para ajudar os passageiros durante a entrada e saída do veículo e equipados com placas de ancoragem e rampas para cadeiras de rodas.


Continua depois da publicidade


2.    Especificações de "Socorro”: Fornecendo ajuda durante os Jogos

- Ao usar o modelo básico como base, metade da segunda e terceira fileiras foi preservada para comportar uma maca. Além disso, para ajudar a transportar as pessoas que precisam de ajuda de forma estável e segura, uma maca que possa ser presa no veículo será disponibilizada.
- O veículo também foi projetado com espaço para permitir que dois funcionários da equipe de socorro se sentem imediatamente ao lado da maca.