Como a ciência e a tecnologia podem ajudar a salvar o meio ambiente

A preocupação com a fauna e flora tem aumentado e a ciência e a tecnologia podem ajudar a salvar o meio ambiente. Veja como.

A tecnologia trouxe transformações no modo de vida das pessoas, facilitando a comunicação e transformando as formas de trabalho. Por outro lado, acabou prejudicando o meio ambiente extraindo muito recursos e poluindo a fauna e flora.

Apesar de uma afetar a outra é possível que elas convivam em sintonia. A ciência e a tecnologia podem ajudar a salvar o meio ambiente quando utilizadas de forma consciente e com foco nos cuidados com o meio.

Em alguns casos, podem ajudar a reverter alguns processos de deterioração e recuperar áreas dadas como “perdidas”.

 

Ciência e a tecnologia podem ajudar a salvar o meio ambiente: Veja ações eficazes

Existem diferentes maneiras que ciência e a tecnologia podem ajudar a salvar o meio ambiente.

Veja algumas que já estão em prática e trazem bons resultados.

Combustíveis ecológicos

Os combustíveis fósseis não são renováveis. Ao serem extraídos causam danos ao meio ambiente e seu uso emite muitos poluentes.

Os biocombustíveis ajudam a balancear essa conta. Por exemplo, a cana-de-açúcar é uma fonte renovável, pois pode ser replantada e ajuda a combater a poluição.

A planta, durante o seu crescimento, capta o CO2, que corresponde a quase que a mesma parcela do que é emitido durante a sua produção e utilização.

Há também a energia elétrica que está sendo utilizada nos veículos que pode ser oriunda de fontes renováveis e não emite fases poluentes.

Esses veículos mais novos contam com outros recursos tecnológicos, como a autonomia, que permitem preservar ainda mais o meio ambiente, porém, precisam ser bem protegidos para evitar ações de hackers.

Utilização de serviços online

Papéis, dinheiro físico e deslocamento deixam de ser algo tão presente no cotidiano.


Continua depois da publicidade


Apesar de parecer que eles apenas facilitam a vida das pessoas, a ciência e a tecnologia podem ajudar a salvar o meio ambiente ao exigirem menor uso de papel e meios de locomoção que são poluentes.

É possível fazer compras online, pedir comida, ter acesso a documentos e pagar contas sem precisar sair de casa e utilizar uma grande quantidade de papel.

É preciso apenas adotar alguns cuidados porque, muitas vezes, ao usar serviços bancários online, as pessoas acabam expostas e deixam os seus dados vulneráveis.

Ao optar por utilizar uma rede VPN se garante uma proteção extra porque os dados são criptografados e se pode ocultar informações que não devem ser acessadas por terceiros.

Construções ecológicas

Os recursos utilizados em uma construção e na manutenção da edificação podem causar grandes danos ao meio ambiente, por isso tem se investido em construções ecológicas.

Casas e prédios começam a adotar materiais em sua construção que são considerados renováveis e possuem maior durabilidade.

Além disso, essas edificações visam aproveitar melhor os recursos disponíveis, otimizando o uso deles.

A iluminação natural ganha espaço com janelas mais amplas; a água passa a ser reutilizada, por exemplo, para descargas; há um melhor isolamento térmico; os eletrodomésticos são otimizados para consumir menos energia e podem ser controlados por softwares que aumentam a eficácia; entre outros.

Fontes renováveis de energia

A tecnologia fez com que o aumento de energia elétrica crescesse e, inicialmente, eram utilizadas fontes não renováveis para que ela fosse gerada, como queima de materiais ou outros meios que causam danos ao ambiente, como enriquecimento de urânio e construções de hidrelétricas que alteram os leitos dos rios e a região.

A ciência e a tecnologia podem ajudar a salvar o meio ambiente com novos meios de gerar a energia, entre eles a captação da energia solar, uma fonte renovável e não poluente, e a energia eólica proveniente dos ventos.

A energia limpa pode ser gerada diretamente nas casas ou em grandes áreas e, posteriormente, são distribuídas a população.

A grande vantagem é que são consideradas fontes infinitas e não são tão prejudiciais à natureza como os métodos mais antigos de geração.

Monitoramento e cuidado com os animais e matas

Existem equipamentos que podem ser colocados em diversos pontos do planeta e até mesmo presos aos animais que ajudam ao monitorar o clima e comportamento.

Os equipamentos de medição climáticos e geográficos ajudam na compreensão de mudanças do clima e movimentação da terra, direcionando os esforços para a preservação do meio ambiente ao mesmo tempo que podem emitir alertas de desastres.

Já os que ajudam a monitorar os animais auxiliam na compreensão do comportamento e hábitos desses, preservação das espécies e em projetos que podem recuperar a fauna.

Em ambos os casos é possível promover ações mais específicas que cuidem do meio ambiente e o planeta como um todo.

A ciência e a tecnologia podem ajudar a salvar o meio ambiente quando seus recursos são bem empregados e, se durante muito tempo foram vistas como vilãs, agora podem ser a solução para salvar o planeta.