Inteligência Artificial é aliado no tráfego de carros autônomos

A experiência e conhecimentos adquiridos reforçam a posição da Indra como líder em smart mobility e no mercado de serviços para o veículo autônomo

A Indra, empresa global de consultoria e tecnologia, mostra resultados positivos relacionados à direção autônoma na Europa. Sistemas desenvolvidos pela companhia já permitem a comunicação e a troca segura de dados entre veículos, usuários e infraestrutura, oferecendo informações precisas a gestores, usuários e veículos em tempo real. Dessa forma, é possível identificar obras e irregularidades na estrada, situações de engarrafamento ou condições climáticas adversas.

A companhia apresentou esses sistemas recentemente, durante a última conferência do projeto AUTOCITS – que visa desenvolver a direção autônoma em território europeu. Na ocasião, participantes puderam ver ao vivo imagens das câmeras de trânsito que mostravam a passagem de um dos carros autônomos utilizados no projeto. Este veículo reduziu sua velocidade e trocou de faixa, usando as notificações enviadas a partir do centro de controle, além da informação de seus próprios sistemas a bordo.

O projeto AUTOCITS contribuiu para o desenvolvimento da arquitetura, comunicações e serviços inteligentes cooperativos, utilizando três motoristas e confirmando os benefícios que a plataforma C-ROADS está dando a todos os projetos europeus neste setor, além de colaborar com esta plataforma, oferecendo informação sobre os testes que realizou e seus resultados.

Os 14 veículos usados pelos três pilotos percorreram mais de 6.000 km durante os testes, comunicando-se com os centros de controle a as infraestruturas de trânsito através de 22 unidades de estradas de quatro diferentes fornecedores. Também foi comprovada sua interoperabilidade, fazendo testes nos quais os sistemas e serviços desenvolvidos no piloto de uma cidade foram testados nas outras capitais envolvidas para confirmar seu bom funcionamento.

Desta forma, os pilotos de Lisboa, Madri e Paris vão facilitar o desenvolvimento em grande escala destes serviços inteligentes em toda a Europa e vão favorecer o desenvolvimento do Corredor Atlántico do qual fazem parte, considerada uma das vias prioritárias para a evolução da infraestrutura de transporte europeia.


Continua depois da publicidade


Indra e Smart Mobility

A Indra tem uma experiência única em transportes, com mais de 2.500 projetos realizados em mais de 100 cidades e 50 países dos cinco continentes. Sua nova oferta para o setor, a Indra Mova Solutions, combina as novas tendências digitais, de integração, especialização e inovação que demanda o mercado, com a confiabilidade, o conhecimento do negócio e a tecnologia própria para o transporte da Indra.

Com um completo portfólio de soluções end-to-end, a Mova Solutions cobre todo o ciclo de vida dos projetos de transportes e facilita a Indra a liderar a criação da mobilidade do futuro, impulsionada pelo entorno digital e focada em tornar mais fácil e segura a vida das pessoas.