Evento estimula integração e geração de valor para o setor eletrometalmecânico

O público de 500 pessoas formado por empresários de Londrina, profissionais, estudantes e agentes da cadeia produtiva do setor eletrometalmecânico participaram nesta semana da Feira EletroMetalMecânica de Inovação. Durante dois dias de atividades, os participantes passaram por rodadas de oportunidades, momentos de integração e palestras que resultaram em avanços para os pequenos negócios e a cadeia. O evento foi promovido pelo Ecossistema Eletrometalmecânico (Inovemm), com realização do Sebrae/PR e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e Materiais Elétricos do Norte do Paraná (Sindimetal).

O ambiente do setor de eletrometalmecânica registra, de acordo com dados do Sebrae/PR, 1.361 empresas na região e é responsável pela geração de 20 mil empregos diretos. Um dos empresários que integra o segmento e esteve no evento é Ricardo Magno Silva, que produz móveis de metal e inox para hospitais e clínicas. Silva destacou as oportunidades práticas e reais geradas durante os dois dias de atividades.

“As palestras lidaram com inovação de forma aplicável e no prisma do que é inovação para o cliente, de forma prática. Mudei conceitos. Saí da programação e já comecei a fazer modificações na empresa. O evento foi excelente e tem resultado em transformações de processos e linhas de atuação para mim”, assegurou. 

Ricardo também contou que aproveitou a oportunidade gerada pelas rodadas, que possibilitaram o encontro de empresários com estudantes e professores de universidades. “Entendi o que eles podem oferecer para o mercado e eles conheceram necessidades de empresas como a minha. É um fluxo positivo para todos os envolvidos”, completou o empreendedor.

Lucas Lone é proprietário de uma indústria que produz aparelhos de chamada sem fio, utilizados em restaurantes. O empresário destacou que a estrutura moderna e as oportunidades geradas durante o evento foram os grandes destaques. “Participar de um evento focado em inovação, que estimula os participantes a revisar o presente e planejar o futuro é essencial nos dias de hoje. O layout do evento, sem aqueles estandes clássicos, somado a qualidade das palestras e rodadas possibilitam avanços para o setor e para o meu negócio”, afirmou.


Continua depois da publicidade


Toda a programação da Feira foi planejada com o objetivo de fomentar a inovação no segmento. Necessidade esta que foi diagnosticada durante o Planejamento do Ecossistema de Inovação de Londrina, finalizado em fevereiro de 2018, que mapeou a vocação e o potencial do município, para estimular o fortalecimento e crescimento de cinco setores econômicos locais: saúde, agronegócio, tecnologia da informação e comunicação (TIC), química e materiais, e eletrometalmecânica.

Heverson Feliciano, consultor do Sebrae/PR, ressaltou que a cidade de Londrina vive um período propício e aberto para o tema da inovação. “Quando pensamos nesta temática, é necessário pensar no setor da eletrometalmecânica da mesma forma como pensamos na tecnologia da informação. Não tem como criar soluções para a saúde, cidades inteligentes e agronegócio, por exemplo, sem incluir este segmento que materializa as ferramentas necessárias. A Feira foi essencial para destacar este ponto e, também, para integrar este setor e potencializar a geração de valor para a cadeia”.

Para Valter Orsi, presidente do Sindimetal, o evento foi um sucesso. “Embora o tema central fosse inovação, esteve em pauta também amelhora dos processos, dos nossos produtos e serviços e busca pela eficiência. Geramos encontros de compradores e fornecedores que resultarão e oportunidades e negócios futuros. Digo que possivelmente esta tenha sido a nossa melhor Feira, foi um evento muito rico”, frisou.

Coordenador do Inovemm, Paulo Leite disse o grande sucesso é fruto da dedicação do público que estava focado em aproveitar as oportunidades geradas. “Tenho recebido muitos feedbacks reforçando esta conclusão da Feira. O evento trouxe visibilidade e gerou prestígio para o nosso setor”, concluiu.