Heerema revela o maior navio de guindaste offshore do mundo

A firma holandesa Heerema Marine Contractors e a Sembcorp Marine, de Cingapura, exibiram na quinta-feira a maior embarcação de guindaste do mundo que pode ser usada para a instalação e descomissionamento de instalações de petróleo e gás offshore.

A embarcação semi-submersível, que custa à Heerema cerca de US $ 1,5 bilhão, está equipada com dois guindastes que podem atingir 220 metros de altura, mais altos que o topo do icônico hotel Marina Bay Sands, em formato de barco. Os guindastes têm uma capacidade combinada de elevação de 20.000 toneladas, outro recorde da indústria.

O Sleipnir, batizado em homenagem ao garanhão de oito pernas do deus norueguês Odin, foi construído pela Sembcorp Marine em seu pátio de Cingapura.

“Nós lidamos com muitos semissubmersíveis, mas nunca lidamos com tamanho tão grande antes”, disse o CEO da Sembcorp Marine, Wong Weng Sun.

O navio tem capacidade para 400 pessoas e inclui heliponto e piscina. É alimentado por gás natural liquefeito e gasóleo marinho.

Depois de anos de pedidos em declínio devido aos baixos preços do petróleo e excesso de oferta de plataformas e navios de suprimento, a indústria naval e marítima de Cingapura espera que a demanda retorne à medida que as principais petroleiras aumentam os gastos com exploração e produção.




Comentários