Investimento de 200 milhões de Reais na Construção Naval de Niterói

Obra da Prefeitura de Niterói vai favorecer a recuperação da Indústria naval e as atividades portuárias, recursos viriam dos royalties

A Prefeitura de Niterói acaba de anunciar que fará uma obra de dragagem do Canal de São Lourenço, que aumentará seu calado de 7 metros para 12 metros.

Com a dragagem, o porto terá a capacidade de receber navios de grande porte, aumentando as atividades de reparos e setor offshore, além de uma ampliação das atividades portuárias.

A obra está orçada em R$ 200 milhões e seria realizada com recursos provenientes dos royalties que o município recebe.
O cronograma da obra está sendo discutido entre os secretários municipais Giovanna Victer (Fazenda) e Luiz Paulino Moreira Leite (Desenvolvimento Econômico) e o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domênico Accetta.

Obra essencial

A secretária da fazenda de Niterói declarou que “A dragagem do Canal de São Lourenço é um dos principais fatores para a recuperação da indústria naval e a retomada de empregos no setor”.
“Queremos alavancar a economia e, principalmente, criar novas oportunidades de trabalho na cidade. Para isso, faremos um investimento usando recursos provenientes dos royalties. O retorno para o Município será enorme, tanto na geração de empregos, quanto em tecnologia, com reabertura de um mercado que está enfrentando sérias dificuldades”.

Esta não é a única ação tomada pela município visando a recuperação da construção naval, que durante muitos anos ocupou papel de destaque na economia local.
A Prefeitura está prometendo para agosto deste ano a apresentação de um Plano de Desenvolvimento Estratégico do Setor Naval, estudo feito em parceria com a Nit Negócios, agência de promoção de investimentos em Niterói.

A ideia do estudo é analisar os investimentos e todo o potencial da indústria naval para os próximos 20 anos e a participação da NIT negócios é essencial.


Continua depois da publicidade


Conforme declaração de seu diretor Marcelo Haddad, “Com essa perspectiva já avançaremos com trabalho de prospecção de indústrias náuticas e armadores das mais diversas nacionalidades para a cidade. Será o momento da captação comercial”.