Volvo Cars assina acordo para compra de baterias de CATL e LG Chem

Fornecimento de longo prazo prevê baterias de íon de lítio para a próxima geração de modelos Volvo e Polestar

A Volvo Cars assinou dois contratos de longo prazo com as fabricantes de baterias CATL (Contemporary Amperex Technology – da China) e LG Chem (Coreia do Sul) para o fornecimento de baterias de íon de lítio da próxima geração de modelos da marca e também da Polestar, sua divisão de carros de alto desempenho. Os acordos não tiveram os valores divulgados – apenas menção sobre vários bilhões de dólares. Eles abrangem o fornecimento global de módulos de bateria para todos os modelos, tanto os construídos sobre a plataforma modular CMA (arquitetura modular compacta, na sigla em inglês) quanto nos modelos previstos para a plataforma SPA2, que será lançada no início da próxima década.

Em 2017, a empresa divulgou que todos os novos carros lançados a partir de 2019 seriam eletrificados. Desde então, a empresa reforçou essa estratégia, afirmando que o objetivo é que os carros totalmente elétricos representem 50% de seu volume global de vendas até 2025. 

“O futuro da Volvo Cars é elétrico e estamos firmemente comprometidos em ir além do motor de combustão interna e os acordos de hoje com a CATL e a LG Chem demonstram como alcançaremos nossas ambiciosas metas de eletrificação”, disse o presidente e CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson.

A primeira linha de montagem de baterias da Volvo Cars está atualmente em construção em sua fábrica de Ghent, na Bélgica. Sua conclusão está prevista para o fim deste ano e o primeiro Volvo totalmente elétrico a ser produzido ali será o SUV compacto XC40. Já são produzidas suas variantes híbridas plug-in localmente.

“Com o acordo de hoje, garantimos o fornecimento de nossa bateria para a próxima década. Com a disponibilidade de dois fornecedores em cada região, também garantimos que temos flexibilidade em nossa cadeia de fornecimento daqui para frente”, disse a vice-presidente sênior de compras da Volvo Cars, Martina Buchhauser.


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Atualmente a plataforma CMA sustenta o XC40, bem como o fastback Polestar 2, totalmente elétrico, além de vários modelos vendidos pela Lynk & Co, a marca irmã da Volvo e que é coproprietária da Geely. A partir deste ano, todos os três modelos serão produzidos em uma única linha de produção na fábrica operada pela Volvo em Luqiao, na China.

Já a arquitetura do SPA2 é a próxima geração da plataforma SPA desenvolvida pela Volvo e que será lançada no início da próxima década. Atualmente sustenta todos os modelos Volvo das séries 90 e 60 e o primeiro modelo a ser lançado no SPA2 será a próxima geração do SUV XC90.


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