Curso aborda aspectos de fabricação e mercado do aço ao carbono

Indicado para técnicos que atuam nas áreas de refino, laminação e aplicação de aços

Fonte e foto: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais -04/09/07

Visando a atualização de técnicos e engenheiros que atuam nas áreas de refino, laminação e aplicação de aços utilizados principalmente pela indústria automobilística, construção civil e tubos de grande diâmetro, a ABM promove, no período de 10 a 14 de setembro, o curso Fabricação e Aplicação de Produtos Laminados Planos de Aços ao Carbono.

“O conteúdo programático inclui informações técnicas relativas tanto aos processos de produção quanto de mercado, não só no Brasil como no exterior”, explica o coordenador e docente, engenheiro José Carlos Gilson Parish (ABM).

Sob a supervisão da Divisão Técnica de Conformação da ABM, o curso será desenvolvido na sede da entidade, em São Paulo, das 8 às 17 horas, totalizando 40 horas/aula. Danilo Di Napoli Guzela (Cosipa) ministrará a primeira parte do programa que envolve a Aciaria e Laminação de Chapas Grossas.

No segundo dia, 11, Pedro S.S. Vallim (Cosipa) falará sobre a Laminação de Tiras a Quente, abordando aspectos microscópicos da conformação e as tendências de processos e equipamentos.

No dia 12, o tema será Laminação a Frio, a cargo de Hélio Rodrigues (HR Consultoria), que dará um panorama geral desde a Decapagem até o Laminador de Encruamento, passando pela Laminação de Acabamento, Corte de chapas e Embalagem, Laminação de Tiras a Frio e Recozimento.

No dia 13, na parte da manhã, Akira Yokoji (ArcelorMittal Tubarão) discorrerá sobre Gestão de Desenvolvimento de Produtos, abordando conceitos, novos produtos no contexto competitivo e tendências tecnológicas e de mercado de produtos laminados planos. Na parte da tarde, o tema Revestidos estará a cargo de Dário Moreira Pinto Júnior (consultor), que falará sobre as características dos diferentes tipos de revestimentos dos aços laminados, princípios básicos dos processos, principais aplicações dos produtos e aspectos de qualidade.

Fechando a programação do curso, no dia 14, Gilson Parish falará sobre Aplicação de Produtos, que envolve aparte de normas técnicas nacionais e internacionais, emissão de pedidos sob o ponto de vista técnico e aplicações dos produtos laminados a frio, a quente e chapas grossas.

Mais informações e inscrições pelo endereço http://www.abmbrasil.com.br/cursos/cursos_detalhes.asp?cursos_Cod_Curso=525

Tópicos: