Primeiro Simpósio de Inovação Tecnológica da Unesp

Fonte: Agência FAPESP - 31/08/07

O evento reúne importantes nomes da ciência e da inovação brasileira para debater os temas “Formação de recursos humanos, propriedade intelectual e o dilema Divulgação do conhecimento & Sigilo” e “Pesquisa acadêmica & propriedade intelectual no contexto do desenvolvimento tecnológico nacional”. O evento é aberto e oferece certificado de participação. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento (www.aptor.com.br/inovacao/inscricao).

O simpósio é de grande interesse para alunos, professores e inventores interessados em saber como proteger suas idéias, como trabalhar e colocá-las em prática dentro de empresas privadas, unindo a universidade à empresa, segundo José Arana Varela, pró-reitor de pesquisa da UNESP.

Varela destaca que os professores e os alunos das Universidades são educados para transformar suas pesquisas em artigos de publicações científicas, no entanto, não possuem a cultura especifica de transformar o conhecimento em riqueza para o país. Quando o conhecimento é transformado em direitos autorais (patentes) garantem a propriedade intelectual que pode resultar em novas tecnologias com as empresas e gerar renda tanto para a universidade como para as empresas.

Realizado nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo, o evento reunirá importantes nomes da ciência e da inovação brasileiras. Na abertura (dia 24, às 19h30), o reitor Marcos Macari e as autoridades convidadas farão o lançamento do Núcleo de Inovação Tecnológica da UNESP (NIT). No dia seguinte, os trabalhos começam às 8h30, com os Simpósios na área de propriedade intelectual.

Estarão também presentes dirigentes de órgãos de C&T – como Capes, Embrapa, CNPq, FAPESP e INPI – de importantes empresas brasileiras e de outras instituições.

SERVIÇO


I Simpósio de Inovação da UNESP

Local: Hotel Jaraguá

Rua Martins Fontes, 71 - Centro, São Paulo, SP

Mais informações: www.aptor.com.br/inovacao