A digitalização do mercado de reposição

Bosch apresenta soluções integradas para oficinas na Automec 2019

A Bosch, uma líder mundial no mercado de reposição automotiva, apresentará aos visitantes da 14ª Automec, evento que ocorre de 23 a 27 de abril, no São Paulo Expo, as novidades do seu amplo portfólio de autopeças, equipamentos de teste, softwares e hardware de diagnósticos, serviços e treinamentos.

No estande da empresa, localizado na Rua E 130, será possível conhecer as principais tendências tecnológicas para diagnose e reparação automotiva. “A conectividade, a eletrificação e a automação estarão cada vez mais presentes nos carros do futuro, que passarão a ter sistemas que visam melhorar a segurança e a experiência do usuário em seu dia a dia, principalmente nos grandes centros urbanos. Com isso, tanto os profissionais quanto as oficinas mecânicas deverão estar aptos para acompanharem essas mudanças e tendências tecnológicas”, ressalta Delfim Calixto, vice-presidente da divisão Automotive Aftermarket da Bosch.

Dentro do conceito "Peças, Diagnósticos & Serviços para Oficinas”, a Bosch mostrará aos visitantes da Automec, por meio de uma jornada completa – desde o momento em que o carro entra na oficina, passando por diagnóstico, peças até chegar nas demandas por serviços diversificados – as soluções integradas e conectadas que a empresa disponibiliza para a adequada manutenção tanto da linha leve (veículos de passeio) quanto pesados (ônibus e caminhões). 

Conectividade chega às oficinas

A Bosch apresentará soluções e conceitos presentes em uma oficina conectada, no qual o processamento de dados, a Internet das Coisas (IoT) e o aumento da conexão entre os produtos proporcionarão um crescimento no potencial de desenvolvimento dos negócios e mais eficiência no atendimento aos clientes.

Um dos destaques é o software Connected Repair, que conecta todos os equipamentos Bosch já disponíveis na oficina e permite que os dados coletados do veículo fiquem disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados em rede. Com isso, o mecânico terá acesso ao histórico completo do veículo em diferentes estações de trabalho e a qualquer momento, basta inserir o número da placa e/ou chassi no computador. Além disso, o software utiliza uma identificação inovadora, que permite realizar testes individuais para complementar os parâmetros específicos do veículo analisado. Numa visita futura à oficina, estes dados serão utilizados novamente para facilitar os processos e evitar retrabalhos.


Continua depois da publicidade


Equipamentos de teste e diagnose

É cada vez mais comum encontrarmos carros equipados com algum tipo de Sistemas de Assistência ao Condutor, como a frenagem automática de emergência e reconhecimento de faixa, o que traz um desafio ainda maior às oficinas mecânicas. Pensando nisso, a Bosch apresentará na Automec o SCT 415 – um equipamento de teste capaz de fazer reparações e calibrar as câmeras frontais de veículos equipados com esses sistemas, especialmente em casos de reparações por conta colisões ou substituição de para-brisas.

A outra novidade é o KTS Truck, com cobertura ampla e especializada para diagnóstico de veículos pesados e comerciais. Esse scanner tem como diferencial as informações técnicas, esquemas elétricos, indicações de serviço e reparação integrados ao software. Além disso, também conta com atualização constante online – o que possibilita que o mecânico tenha sempre em mãos os dados mais recentes da frota, o histórico dos últimos 30 veículos testados, além de oferecer maior mobilidade já que a comunicação via Bluetooth tem alcance de até 30 metros.

Nova linha de palhetas

A Bosch é única no mercado a oferecer soluções integradas de “para-choque a para-choque” e, durante a 14ª Automec, os profissionais poderão conferir as novidades e diferenciais do amplo portfólio de autopeças que a empresa disponibiliza para o mercado de veículos nacionais e importados.

Uma das novidades é a linha de palhetas Aerofit, que chega para complementar o amplo portfólio de palhetas para veículos de passeio. Com limpeza superior e silenciosa, o produto conta com o Double Lock, uma tecnologia que proporciona uma instalação mais segura, além de oferecer maior durabilidade e a qualidade Bosch.

Qualificação técnica e comercial a qualquer hora e na palma da mão

Com mais de 20 anos, o Super Profissionais Bosch é um programa que tem o objetivo de disponibilizar informações técnicas e dicas para os profissionais do mercado de reposição. Além de treinamentos técnicos e comerciais alinhados à demanda do setor, o programa retorna para uma plataforma 100% online que pode ser acessada a qualquer hora e lugar por meio do celular, notebook ou tablet. O reparador passa a ter na palma da mão conteúdos exclusivos e gratuitos para sua qualificação profissional.