Energia mais poluente preocupa investidores

Fonte: Carbono Brasil - 26/08/07

Governo e investidores privados estão preocupados com a qualidade da energia que entrará no sistema interligado nos próximos anos. Segundo eles, os leilões que estão contratando energia para os próximos anos são de combustíveis fósseis poluentes. O Ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, disse que essa é uma preocupação do próprio Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Um dos entraves que o governo têm enfrentado para fazer as novas usinas é justamente o licenciamento ambiental. Hubner disse que o governo trabalha para melhorar a eficiência dos processos de licenciamento e o novo modelo de premissas ambientais, que sinaliza quais regras a serem seguidas pelos investidores. "A sociedade deve debater se essas regras são adequadas, porque o custo dos licenciamentos acabam sendo repassados para as tarifas".

O Ministro disse ainda que uma solução é o uso da energia a biomassa, complementar às hidrelétricas, porque a safra da cana-de-açúcar, principal insumo para a biomassa, ocorre no período de seca no País, entre abril e novembro.