Abertura da PLÁSTICO BRASIL reflete expectativa de crescimento da indústria

Em sua segunda edição, a Plástico Brasil se transforma no maior e mais importante evento do setor na América Latina. Credenciamento antecipado prevê mínimo de 45 mil profissionais cadastrados do País e do exterior.

Presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, que em parceria com a ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e Informa Exhibitions, realiza o evento, João Carlos Marchesan disse que a feira se realiza com a sensação de acerto.

“Acerto pela data e formato, diante da expectativa do novo momento da economia, quando a indústria deve crescer este ano puxada pelo mercado interno e o avanço tecnológico das máquinas aqui expostas”, concluiu. Marchesan, que à tarde, em comitiva da indústria, será recebido em Brasília pelo presidente Jair Bolsonaro, lembrou que as 10 maiores economias do mundo contam com uma indústria de máquinas desenvolvida.

O presidente da ABIQUIM, Fernando Figueiredo, ressaltou o compromisso da indústria de reciclar até 2030 50% das embalagens e 100% até 2050, e conclamou a sociedade a assumir o compromisso com a economia circular e a reciclagem dos resíduos. Nesse cenário, a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, de 25 a 29 de março no São Paulo Expo, com suas 800 marcas expostas, e toda a cadeia produtiva presente pode contribuir para também mudar a percepção da sociedade sobre o plástico, segundo Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions, responsável por 700 eventos em todo o mundo.

Presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da ABIMAQ, Gino Paullucci trouxe números à sua fala que dão a dimensão exata do setor, com suas 11.500 empresas, 326 mil empregos gerados e faturamento anual de R$ 62 bilhões. Com área de exposição 20% superior à edição de 2017, 13 países presentes, além dos fabricantes nacionais, a Plástico Brasil vai abordar, entre outros temas, a Indústria 4.0, a Escola Móvel e o Road Show da VDI, dos fabricantes alemães de máquinas. Já a Plastivida, presidida por Miguel Bahiense, levará para o Parque das Ideias da feira debates sobre logística reversa, resíduos sólidos e o projeto Tampinha Legal. “Sustentabilidade é o foco dessa edição da Plástico Brasil”, completa Bahiense.


Continua depois da publicidade


Com a presença dos segmentos de máquinas, equipamentos e acessórios, bem como matérias-primas e resinas, moldes e porta moldes, automação industrial e robótica, periféricos, serviços e soluções, a Plástico Brasil acontece num momento estratégico para a indústria nacional. Primeira grande feira setorial do ano, sua ampla e variada oferta de produtos e soluções cria uma janela de oportunidades para os transformadores e demais atividades ganharem produtividade e competitividade, e se prepararem para a retomada do consumo.

A ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos prevê aumento de 30% nos investimentos em máquinas e equipamentos em 2019. São esperadas aplicações de mais de R$ 2,7 bilhões em modernização tecnológica, ampliação da capacidade industrial, reposição de máquinas depreciadas e outros.

PRESENÇA INTERNACIONAL

Parte significativa das marcas expositoras é representada por 13 países: Alemanha, Argentina, Áustria, China, Estados Unidos, Hungria, Índia, Itália, México, Portugal, Taiwan, Turquia e Suíça, sendo que quatro deles – Alemanha, Áustria, China e Itália – participam com grupos de empresas reunidas em seus respectivos pavilhões. Mais de 60 entidades representativas nacionais e internacionais já garantiram seu apoio ao evento.

São esperados mais de 45 mil visitantes, entre transformadores de plástico, compradores e demais profissionais da construção civil, alimentos e bebidas, embalagens, automóveis e autopeças, perfumaria, higiene e limpeza, farmacêuticos, entre outros, que vislumbram na Plástico Brasil a melhor oportunidade para se modernizar e competir num mercado em ascensão.

CONTEÚDO

Fiel ao seu papel de contribuir para o desenvolvimento profissional e tecnológico da indústria, a Plástico Brasil 2019 oferece uma programação técnica com cerca de 80 horas de seminários, palestras e workshops, a maioria deles gratuita. Confira:

SMED (Single Minute Exchange of Die): Nesta nova versão da Troca Rápida de Moldes, inédita em feiras setoriais na América Latina, os visitantes podem assistir ao vivo uma máquina realizando a troca de moldes de maneira totalmente automatizada, sem interação humana. Espaço desenvolvido em parceria com as empresas Romi e Stäubli.

1º ABINFER BUSINESS CENTER – ABC 2019: Novidade nesta edição, o espaço criado em parceria com a ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais) é dedicado aos fabricantes de moldes, matrizes e ferramentas, e oferece uma solução completa ao reunir tecnologia e conhecimento.

ROADSHOW VDI: BOAS PRÁTICAS ALEMÃS PARA A INDÚSTRIA 4.0: Organizado pela VDI Brasil (Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha), em parceria com a VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais), demonstra os benefícios da aplicação de boas-práticas alemãs por meio de palestras ministradas por especialistas internacionais e convidados.

PETtalk 2019: Realizado pela ABIPET (Associação Brasileira da Indústria do PET), é o maior encontro do ano para o setor de embalagens PET. Durante dois dias, serão apresentadas e debatidas as novas tecnologias, cenários e temas atuais que abrangem toda a cadeia produtiva.

PARQUE DE IDEIAS:  Promove a aproximação entre universidades e o setor produtivo, fator preponderante para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social dos países industrializados. Instituições de ensino do Brasil apresentam seus projetos de inovação e ministram palestras, bem como escolas técnicas e empresas expositoras.

SEBRAE MÓVEL: Uma van customizada oferece gratuitamente conteúdos sobre empreendedorismo e gestão a empresários e empreendedores. O veículo é equipado com todos os instrumentos necessários para a realização de atendimentos presenciais feito por funcionários do SEBRAE-SP, e oferece auxílio a todos os interessados em ter seu próprio negócio ou melhorar os resultados.

SENAI - ESCOLA MÓVEL DE INDÚSTRIA 4.0: Inovadora e moderna estratégia de ensino totalmente voltada à Indústria 4.0. A unidade volante percorre todo o Estado de São Paulo e capacita pessoas em cidades onde não há escolas físicas do Senai-SP.

* Veja os releases específicos sobre os eventos integrados

SUSTENTABILIDADE

Ao lado dos negócios, conhecimento e relacionamento, a Sustentabilidade é um dos pilares da Plástico Brasil 2019. A feira destaca uma série de ações que não só colaboraram com a preservação do meio ambiente, mas também inspiraram os fornecedores, transformadores e demais visitantes profissionais a replicarem tecnologias ambientalmente corretas em seus negócios (veja release específico).

REALIZAÇÃO

ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. A entidade ainda representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos.

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions, divisão de exposições globais da Informa PLC, permite que as comunidades em todo o mundo se engajem, experimentem e façam negócios, fornecendo-lhes plataformas poderosas para se conectarem a regiões-chave e mercados verticais. O conhecimento do setor, aliado a uma abordagem inovadora e centrada no cliente, oferece aos clientes e parceiros da Informa Exhibitions a oportunidade de criar vantagens comerciais e acessar os mercados, tanto digital quanto presencial, 365 dias por ano.

Sobre a Informa PLC

A Informa PLC é um grupo líder internacional de serviços de informações entre empresas que opera em mais de 30 países. Nós criamos feiras lideradas por transações e eventos baseados em conteúdo, dados de especialistas, produtos de serviços de inteligência e marketing, bem como pesquisas acadêmicas e conteúdo acadêmico especialista orientado por referências. Nossos produtos e serviços ajudam empresas e profissionais a se conectar, aprender, fazer negócio e conquistar uma vantagem sobre a concorrência. A Informa é cotada na Bolsa de Valores de Londres e é membro do FTSE 100.

PLÁSTICO BRASIL - Feira Internacional do Plástico e da Borracha

Data: 25 a 29 de março de 2019

Horário: Das 10h às 19h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo – SP)

Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química.

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Expositores: mais de 800 marcas nacionais e internacionais

Setores: Máquinas; equipamentos e acessórios; matérias-primas e resinas; moldes e porta moldes; automação industrial e robótica; periféricos; entre outros produtos, serviços e soluções.

Público: em torno de 45 mil visitantes/compradores

Entrada: Gratuita para profissionais do setor, com credenciamento online (www.plasticobrasil.com.br) ou no local

Mídias Sociais: facebook.com/plasticobr