Fras-le apresenta novo material de atrito para sapatas ferroviárias na NT EXPO 2019

Produto capaz de oferecer durabilidade até 15% superior ganha lançamento na feira de 19 a 21 de março, em São Paulo (SP)

É com lançamento de alta tecnologia que a Fras-le marcará sua participação na NT EXPO – 21ª Negócio nos Trilhos. Uma das cinco maiores fabricantes de materiais de fricção do mundo, a empresa apresentará um novo material de atrito para aplicação em sapatas de freios de vagões ferroviários, capaz de oferecer ao cliente maior durabilidade. A novidade, já disponível ao mercado, estará em evidência de 19 a 21 de março, no São Paulo Expo, durante a realização do principal evento da cadeia metroferroviária da América do Sul.

Novo item de um amplo portfólio, o material de atrito NAF/014 para aplicação em sapatas de freios de vagões ferroviários proporciona durabilidade superior na ordem de 12% a 15%. A melhoria obtida pela engenharia da empresa, fruto de aproximadamente dois anos investidos nos laboratórios do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Fras-le, em Caxias do Sul (RS), se revelou por meio de estudo aprofundado e otimização do processo produtivo.

“Todo o desenvolvimento do produto passou por rigorosos testes de laboratório desde as etapas de Caracterização/Resistência Mecânica, até as avaliações em dinamômetro, conforme procedimento de homologação para materiais de alto atrito AAR M926, que também atende as especificações da mais recente norma brasileira aplicada na homologação de sapatas ferroviárias (NBR-16.613). O lançamento do NAF/014 resulta da busca constante por avanço tecnológico associado à oferta de valores para os nossos clientes”, explica o gerente de Engenharia e Inovação da Fras-le, Alexandre Casaril.


Continua depois da publicidade


O material NAF/014 foi amplamente testado em campo por uma das maiores operadoras de carga do Brasil e obteve a sua homologação no final de 2018. O produto pode ser aplicado em qualquer sistema de freio de vagões ferroviários com característica de alto atrito.




Comentários