Volvo lança em Singapura primeiro ônibus elétrico autônomo

Veículo de 12 metros é resultado de um programa de desenvolvimento entre a Universidade NTU e a Volvo Buses of Sweden, em parceria com o Ministério dos Transportes do Governo de Singapura

A Volvo lançou em Cingapura no dia 5 de março de 2019, o primeiro ônibus elétrico autônomo do mundo.

O ônibus de 12 metros é resultado de um programa de desenvolvimento entre a Nanyang Technological University (NTU) e a Volvo Buses of Sweden, em parceria com a LTA (Autoridade de Transportes Terrestres), órgão do Ministério dos Transportes do Governo de Singapura.

O programa visa desenvolver e conduzir testes de ônibus autônomos para rotas fixas e serviços programados.

O ônibus autônomo usou como base o modelo Volvo 7900 Electric como plataforma de desenvolvimento, ônibus totalmente elétrico que já está sendo comercializado no mercado europeu.

Dois desses ônibus foram trazidos para Singapura, e uma unidade será baseada na NTU e testada dentro do campus da Universidade.

O segundo veículo autônomo será submetido a testes em um depósito de ônibus gerenciado pela SMRT Buses, operadora de transporte público em Singapura, subsidiária da SMRT Corporation.

A SMRT fornecerá um ambiente real para avaliar a capacidade do veículo de navegar autonomamente em áreas de lavagem de veículos e estacionar com segurança nas áreas de carga.

Cada ônibus autônomo é equipado com vários sensores e controles de navegação, como o LIDAR (light detection and ranging – detecção de luz e alcance); posicionamento e varredura da área ao redor do veículo; câmeras de visão estéreo que capturam imagens em 3D; e um avançado sistema global de satélites de navegação que usa múltiplas fontes de dados para fornecer uma precisão de localização de até 1cm.

O ônibus também regulará de forma automática sua direção, mudança de marchas e velocidade.

Além disso, os sensores e as plataformas de navegação são gerenciados por um sistema de inteligência artificial (AI) desenvolvido por pesquisadores da NTU, o que permite que o veículo navegue de forma autônoma em tráfego denso e em condições climáticas tropicais.


Continua depois da publicidade


Ele também é protegido por medidas de segurança cibernética para evitar intrusões indesejadas.

Volvo 7900 Electric

O ônibus Volvo 7900 Electric, usado para o teste de desenvolvimento do ônibus autônomo, é um veículo urbano totalmente elétrico, de piso baixo, construído pela Volvo Buses para o mercado europeu, e que requer 80% menos energia do que um ônibus a diesel de tamanho equivalente.

O modelo foi apresentado pela primeira vez em outubro de 2015, e entrou em operação na Europa antes do projeto de ônibus autônomo em Cingapura.

O Volvo 7900 Electric conta com um sistema de carregamento rápido (Opportunity Charging). De acordo com a Volvo, o sistema é projetado para fazer parte de paradas de ônibus comuns e constitui a interface completa entre a rede de energia e o veículo.