Caminhões: licenciamentos avançam 58% no bimestre

Vendas de ônibus também crescem e quase dobram no período, aponta Fenabrave

O segmento pesado registra mais um bom resultado ao apurar crescimento das vendas tanto de caminhões quanto de ônibus no primeiro bimestre. Os números divulgados na sexta-feira, 1º, pela Fenabrave apontam que o volume de licenciamentos de caminhões avançou 58% no período quando comparado com igual intervalo de 2018: foram mais de 13,7 mil unidades sobre as 8,7 mil de um ano antes.

Em fevereiro, as vendas de caminhões fecharam em pouco mais de 6,8 mil unidades, aumento de 66% sobre mesmo mês de 2018. Por causa do menor número de dias úteis – foram 20 contra os 22 de janeiro – o volume ficou 1,6% abaixo do apurado no primeiro mês do ano. Contudo, a média diária avançou 8%, indicando um mercado muito mais aquecido: em cada dia útil de fevereiro foram vendidos 340 caminhões em média enquanto janeiro foram 315 unidades.

Os emplacamentos de chassis de ônibus também cresceram de forma expressiva no primeiro bimestre, com variação positiva de 84% ao totalizar pouco mais de 4,1 mil unidades, quase o dobro dos 2,2 mil emplacados há um ano. Fevereiro contribuiu com 1,9 mil unidades, alta de 72% sobre idêntico mês de 2018, mas o volume foi 9,8% menor do que os 2,2 mil licenciamentos confirmados de janeiro.

No total, as vendas de caminhões e ônibus somaram quase 18 mil em dois meses, alta de 63% sobre os negócios do setor entre janeiro e fevereiro do ano passado.


Tópicos: