'É um biodiesel de picanha', diz Lula em inauguração

Fonte: Estadão - 26/08/07

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou bem humorado à fábrica do Grupo Bertin, da qual participou da inauguração. A instalação, aberta oficialmente nesta terça-feira (21), produzirá biodiesel a partir de sebo animal.

Após colocar o combustível em um vasilhame, o presidente brincou e disse "aqui jaz um boi, é um biodiesel de picanha", afirmou antes de cheirar o combustível, que não tem odor algum, pois ele é retirado durante o processo.

O diretor industrial da Bertin Cesar Abreu, explicou que o cheiro do combustível é realmente retirado no processo de sua produção.

O sebo bovino utilizado como matéria-prima na produção do combustível virá dos frigoríficos do Grupo Bertin. A usina também está preparada para produzir biodiesel a partir do etanol de cana-de-açúcar e de oleaginosas, na rota etílica. Os investimentos na usina chegam a R$ 42 milhões, R$ 14 milhões financiados pelo BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

A unidade, construída em uma área de 30 mil metros quadrados foi projetada pela Dedini Indústrias de Base. A usina gerou 200 empregos diretos. O complexo industrial do Grupo em Lins é o maior da região com 11 mil funcionários. O governador do Estado de São Paulo, José Serra, também participaria da cerimônia, mas será representado pelo vice Alberto Goldman porque está com gripe.