GM confirma nova família de veículos com foco em China e América do Sul

Lançamentos começam este ano e devem abranger novos Onix e Prisma no Brasil

Durante apresentação do plano estratégico da companhia a investidores na sexta-feira, 11, em Nova York, Estados Unidos, o recém-nomeado presidente mundial da General Motors, Mark Reuss, confirmou que começam este ano os lançamentos de sua nova família global de veículos de alto volume, focada em produtos de baixo custo que serão vendidos principalmente na China e mercados da América do Sul, chegando ao total de 40 países no mundo. Segundo nota divulgada à imprensa, os novos produtos são resultado de planos de investimentos anunciados em 2015 – incluindo a GM Brasil, que na época informou a aplicação de R$ 13 bilhões de 2014 a 2019 para o lançamento de seis modelos em 2019. 

No Brasil, onde a GM promete fazer 11 lançamentos este ano, a nova plataforma global deverá ser aplicada à esperada nova geração de Onix e Prisma, os mais vendidos pela empresa no País. Também deve surgir da mesma base o primeiro SUV nacional da fabricante. 

A nova linha de veículos será composta por uma série de modelos de carroceria, incluindo sedãs e SUVs das marcas Chevrolet e Buick, segundo a fabricante. A GM calcula que até 2020 eles vão representar 10% de suas vendas de automóveis no mundo, proporção que deve aumentar para 20% até 2023. A aposta é que os novos carros vão representar 75% dos volumes da GM na América do Sul e 20% na China. 

A GM informou que os lançamentos em 2019 da nova família global vão começar em março próximo na China, seguida por América do Sul e México, e que o “primeiro crossover da linha será o Chevrolet Tracker” (possivelmente a nova geração do SUV compacto). A GM acrescentou ainda que, nos primeiros 13 meses de produção, serão lançados cinco tipos de carrocerias, com oito variações regionais. 

“Os novos modelos vão oferecer visual atrativo, elevada eficiência energética e excelente dirigibilidade, além das mais avançadas tecnologias de conectividade e segurança, muitas delas inéditas em seus respectivos segmentos”, antecipa Reuss, que era o chefe global de desenvolvimento de produtos da GM e assumiu a presidência do grupo na semana passada. Ele substitui Dan Ammann, que em novembro assumiu o comando da Cruise Automation, empresa criada pela GM para desenvolver tecnologias de direção autônoma.


Tópicos: