Toyota inicia terceiro turno de produção nas plantas de Sorocaba e Porto Feliz

Para funcionar 24 horas por dia, foram criadas 130 vagas na planta de Porto Feliz e mais 740 na operação de Sorocaba, além de outras 700 na cadeia de fornecedores

A Toyota inicia, nessa segunda-feira, 5 de novembro, turno adicional nas plantas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas no interior de São Paulo. Divulgada em maio deste ano, a decisão amplia a capacidade de produção de 108 mil unidades para 160 mil, anualmente. Com investimento de R$ 600 milhões, 870 postos de trabalho foram criados, nas áreas de produção e manutenção.

O plano de desenvolvimento sustentável da empresa foi o principal fator que motivou a operação por 24 horas ininterruptas nas duas instalações. Com o lançamento do compacto premium Yaris em junho deste ano, a Toyota pretende equilibrar a oferta de produtos aos consumidores brasileiros e latino-americanos. O modelo está posicionado entre o sedã médio Corolla, líder de vendas do segmento, e o Etios, compacto que conquistou seu espaço no mercado brasileiro desde sua introdução em 2012. Em 2018, o Etios já foi exportado para a Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru, enquanto o Yaris já conquistou o mercado argentino.

Com seis anos, a fábrica de Sorocaba é responsável pela produção do Etios e do Yaris. Atualmente, emprega 2.841 funcionários, e reúne atributos das plantas mais modernas da Toyota em todo o mundo. De janeiro a setembro deste ano, foram produzidas 66.647 unidades do Etios nas versões hatchback e sedã, sendo que 28.286 foram exportadas para países da América Latina. O modelo Yaris, também fabricado em Sorocaba, chegou a um total de 22.728 unidades produzidas (entre hatch e sedã), sendo que 2.112 tiveram como destino a Argentina.

A fábrica de Porto Feliz é a primeira da marca a produzir motores em toda a América Latina e Caribe, além de possuir a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção. Há pouco mais de dois anos, a unidade é responsável pela fabricação dos propulsores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.3L e 1.5L, que equipam o compacto Etios e o compacto premium, comercializados no Brasil e em diversos países latinos.