Mas afinal, o que é Gerenciamento de Ferramentas?


Continua depois da publicidade


O Gerenciamento de Ferramentas de Usinagem encontra-se hoje bastante evidente. O interesse das empresas pelo tema é relativamente recente no Brasil e vem ganhando notoriedade em função da crescente competitividade, onde reduzir custos e maximizar a produção tornou-se prioridade para a sobrevivência e expansão das empresas.

Para muitos, Gerenciamento de Ferramentas significa somente um controle de estoque ou até mesmo a terceirização do controle de ferramentas, mas na verdade, nestes dois exemplos, estamos falando de área de atuação e técnicas de aplicação do Gerenciamento de Ferramentas respectivamente.

Podemos considerar que faz parte do Gerenciamento de Ferramentas tudo o que envolva o termo ferramenta de corte e seus periféricos, desde o momento em que ela é inserida na empresa até o momento que ela for descartada.

Portanto, o ato de escolher corretamente as ferramentas a serem aplicadas no início do desenvolvimento de um novo produto ou alteração do mesmo, já é considerado Gerenciamento de Ferramentas, onde este momento já é uma fonte de problemas comumente encontrada dentro de uma empresa. A escolha incorreta de uma ferramenta, ocasionada muitas vezes pela falta de comunicação entre o planejamento e o chão-de-fábrica, implica diretamente nos custos produtivos e na quantidade de ferramentas a serem administradas posteriormente no chão-de-fábrica.

Um outro fator que trouxe interesse para este tema está relacionado aos fabricantes de ferramentas. Estes viram no Gerenciamento de Ferramentas uma oportunidade para fidelizar o cliente, agregando valor aos seus produtos através deste serviço, oferecendo a terceirização do controle do ferramental desde a aquisição, controle, preparação, recondicionamento e descarte. Isto resultou em uma abertura de mercado para outras soluções como máquinas dispensadoras de ferramentas as famosas Vending Machines, leitores de código de barras, elevadores verticais, entre outros.


Continua depois da publicidade


O gerenciamento de ferramentas não está relacionado apenas ao controle de estoque. Além de abranger áreas relacionadas ao ferramental, possui um forte vínculo com diversos setores da empresa.




Comentários