Volkswagen e Siemens vão testar sistema de segurança viária

Sensores instalados na cidade de Wolfsburg ajudarão a evitar acidentes

A Volkswagen, a Siemens e a cidade de Wolfsburg vão testar um sistema de segurança viária do tipo “Car2X”, em que os veículos são capazes de receber informações do ambiente ou sistema viário a partir de infraestrutura digital. As informações serão transmitidas pela tecnologia WLANp, padrão de comunicação em rede que a VW começa a utilizar a partir do ano que vem (leia aqui).

Em uma via importante de Wolfsburg, dez sistemas de sinalização de tráfego transmitirão em rede as fases do semáforo e outras informações. Dois cruzamentos em Wolfsburg estão sendo equipados com sensores capazes de detectar a presença de pessoas e bicicletas.

“Os sensores por radar adotados aumentam significativamente a precisão na detecção de pedestres e ciclistas e serão essenciais nos pontos negros, com maior incidência de acidentes”, afirma o diretor da Siemens Mobility na Alemanha, Manfred Fuhg.

Os futuros veículos “Car2X” também poderão informar o motorista, por exemplo, quando houver uma sucessão de semáforos no verde, evitando acelerações e frenagens desnecessárias. Em um futuro próximo.