ABB inaugura fábrica de painéis em Sorocaba

Com ampliação, devem ser criados mais de 250 empregos na região, diretos e indiretos

A ABB inaugurou nesta quinta-feira (20) mais uma fábrica no complexo da companhia em Sorocaba. O investimento é de R$ 20 milhões para produzir e customizar painéis de baixa e média tensão. Com ampliação da produção de conteúdo local, a ABB deve criar mais de 250 empregos na região, diretos e indiretos.

Inaugurado em 2014, o complexo da ABB em Sorocaba produz motores, geradores, sistemas de acionamento, eletrocentros e linhas de interruptores e tomadas. As demais unidades ficam em Guarulhos (SP), Blumenau (SC), Contagem (MG), além da sede que fica em São Paulo. O projeto de ampliação em Sorocaba contou com o apoio da Investe São Paulo.

“Com este novo investimento, a ABB reforça sua aposta no Brasil e fortalece a atuação local e para a América do Sul com a nova linha de produção para painéis industriais. Além disso, a nova unidade nos deixa melhor posicionados para contribuir com os investimentos em infraestrutura, em especial aqueles orientados para as tecnologias do futuro, como mobilidade elétrica, energia solar e eólica, tão essenciais para as cidades inteligentes”, disse Rafael Paniagua, presidente da ABB Brasil.

A ABB fornece produtos de tecnologia que estão em grandes projetos de infraestrutura e em segmentos como o de energia, papel e celulose, mineração, óleo e gás, alimentos e bebidas. O mercado brasileiro representa 50% do faturamento da ABB na América do Sul, conforme a companhia.

O prefeito de Sorocaba, José Crespo, esteve na inauguração e acredita que a ampliação reforça a tendência de desenvolvimento do interior paulista. “Temos realizado um amplo trabalho no sentido de criar ações e projetos que incentivem a vinda dessas unidades em território sorocabano”, segundo Crespo.