Biocombustível desviará água de produção de comida, diz estudo

Fonte: Folha Online - 17/08/07

Os biocombustíveis, saudados por muitos como a solução verde para redução de emissão de gases e uma alternativa para combustíveis fósseis, pode não ser uma solução completa, dizem especialistas em uma conferência em Estocolmo durante esta semana.

Segundo o Instituto Internacional de Água de Estocolmo (SIWI), a quantidade de água adicional necessária para a produção de bioenergia será equivalente á quantidade necessária para o setor de agricultura para alimentar o mundo.

A produção dos biocombustíveis requer grande quantidade de água, um recurso que já está em estoque limitado em muitas partes do mundo. A bioenergia poderia desta forma desviar uma quantidade de água que é extremamente necessária para a produção de comida.

"Quando governos e empresas discutem soluções relacionadas a biocombustíveis, acho que a questão da água não está incluída na pauta o suficiente", disse Johan Kuylenstierna, diretor da conferência World Water Week.

O evento anual reúne em sua edição 2007 cerca de 2.500 especialistas em água de todo o mundo.

Segundo Kuylenstierna, no futuro a produção de comida, o consumo de água e a produção de biocombustíveis vão aumentar. "Isso não deixa muita perspectiva para a água", comenta.

"Biocombustíveis não são 'a' solução, mas uma das soluções", disse Kuylenstierna.