Polimento de moldes com bastões Ceraton e Cristone

O polimento é um dos processos mais importantes na manufatura de fabricação de moldes e matrizes de metal, não só pelo aspecto final espelhado das peças, mas principalmente pelos benefícios trazidos em sua utilização.

O polimento é um dos processos mais importantes na manufatura de fabricação de moldes e matrizes de metal, não só pelo aspecto final espelhado das peças, mas principalmente pelos benefícios trazidos em sua utilização.

Um bom acabamento de superfície facilita a extração da peça a ser produzida no molde, reduzindo o risco de quebras e evitando a formação de rebarbas e de rugosidades localizadas, além de aumentar a resistência contra a corrosão até certos limites.

Uma das soluções apresentadas pela Arsystem para realização do processo de polimento é a linha de bastões Ceraton e Cristone, que traz diferenciais de qualidade para trabalho em moldes, matrizes e dispositivos. Fabricados no Japão, estes produtos podem ser utilizados de forma manual, ou adaptados em máquinas de polimento, limadoras e aparelhos de ultrassom.

ENTENDENDO A DIFERENÇA

Os bastões Ceraton são fabricados a partir de fibras de cerâmica auto-lubrificante, podendo trabalhar com elevadas temperaturas em metais ferrosos (moldes, estampos e dispositivos), assim como em metais não ferrosos (bronze, ouro, alumínio e prata). Pelo seu formato e tamanho, o Ceraton pode alcançar áreas de difícil acesso, tais como fendas, curvas e áreas estreitas, facilitando o processo. Graças aos filamentos de cerâmica trançada de sua composição, possui uma estrutura rígida e cristalina, muito difícil de quebrar. Utilizado para remoção de marcas de eletro-erosão, polimento e início do processo de espelhamento de moldes e cavidades com durezas de 25Hrc a 60Hrc.

Os bastões Cristone, por sua vez, são fabricados com fibras de cristal da mais alta qualidade, através de um processo químico. O resultado é uma ferramenta resistente e flexível, com maior vida útil e capacidade de proporcionar um polimento mais rápido, garantindo tratamento de superfícies de forma homogênea e perfeita, com redução de até 50% de tempo de trabalho em relação aos bastões cerâmicos comuns. Possui força de ligação de 1300Mpa (120-200% mais forte em relação a fibras de cerâmica), e trabalha nas mesmas superfícies que o modelo Ceraton, porém com durezas entre 40 a 70Hrc.


Continua depois da publicidade


Confira as dimensões e grãos disponíveis e escolha o modelo ideal para seu processo ou acesse o site www.arsystem.com.br . Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos técnicos .