Expectativa de crescimento do mercado de carros autônomos é imensa

O futuro com carros extremamente modernos que sonhávamos quando criança está cada vez mais próximo. Prova disso é a expectativa de 50 milhões de unidades carros autônomos no mercado para o ano de 2026.

A empresa JuniperResearch realizou uma pesquisa com 20 países, analisando questões como a aceitação de veículos autônomos, políticas locais de incentivo, infraestrutura digital e mais uma série de fatores e chegou à conclusão de que no ano 2026 existirão mais de 50 milhões de carros autônomos nas estradas do mundo.

Esta previsão, além de animadora, mostrou que a maior parte destes carros se encontrará nos Estados Unidos da América, já que este é o país que mais investe nessa tecnologia e que mais possui políticas de incentivo à produção desses veículos.

Fonte: Wikipedia

Ranking das regiões mais preparadas para os carros autônomos

De acordo com Michael Larner, responsável pela realização da pesquisa, o principal motivo pela boa colocação no ranking das regiões mais preparadas para a chegada dos carros autônomos são os incentivos promovidos pelas autoridades federais aos testes desses meios de transporte.

Conforme a pesquisa, os Estados Unidos aparecem em primeiro lugar, seguido pela Cingapura, o Japão e o Reino Unido. Em quinto lugar está a Coreia do Sul, seguida pelos Países Baixos, a Malásia, a Índia e nas últimas posições estão China e França.

A virada começará no ano que vem!

A pesquisa ainda afirmou que no ano de 2019 acontecerão inúmeros lançamentos de veículos onde a completa atenção do motorista não será mais necessária, dando início assim a uma nova era tecnológica para os carros autônomos.


Continua depois da publicidade


A China e os Estados Unidos serão os principais palcos para esses lançamentos, graças ao crescimento de diretrizes que apoiam esse tipo de tecnologia, e que serão responsáveis por mais de 60% das vendas destes veículos no próximo ano.

Os carros autônomos trarão mais segurança

As tecnologias aplicadas nos carros autônomos fazem com que a segurança no trânsito seja muito maior. Computadores e sensores serão responsáveis por controlar o veículo evitando excessos de velocidade, colisões e mais uma série de problemas que podem provocar acidentes.

De acordo com o professor responsável pela coordenadoria do Laboratório de Robótica Móvel do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, Denis F. Wolf, a grande maioria dos acidentes de trânsito é motivada por erros humanos. Logo, os carros autônomos serão muito mais seguros.

Além disso, com uma maior segurança no trânsito, existirá a possibilidade de a contratação de seguro auto mais barato para esses veículos, visto que, além de menores possibilidades de acidentes e necessidades de reparos, os veículos também apresentarão menores chances de problemas mecânicos ou elétricos.

Por isso, é fácil afirmar que, além de um futuro mais seguro no trânsito, também poderemos desfrutar de uma maior economia financeira e uma menor agressão ao meio ambientes. Graças aos avanços tecnológicos que estão cada vez mais rápidos e capazes de tornar nosso dia a dia muito mais eficiente e confortável, já que, a qualidade de vida também poderá ser maior.


Tópicos: