14º Seminário Logismat do Grupo IMAM focará os temas mais significativos da logística no momento e do universo 4.0

Evento reunirá os maiores executivos no Brasil na especialidade, com apresentação de cases histories e novas experiências que estão agregando valor às operações de armazenagem, transporte e distribuição de produtos

O 14º Seminário Logismat, organizado pelo Grupo IMAM, tratará do estado da arte da logística atual, e contemplará temas intensos e profundos sobre logística em geral, Supply Chain, movimentação e armazenagem de materiais. Além das tendências, abordará estudos de casos e promoverá visitas técnicas. As palestras acontecerão nos dias 15 e 16 de agosto no Hotel Blue Tree Premium, em São Paulo. 

Estão programados oito painéis com diversas palestras de especialistas. Na abertura, serão tratadas a evolução e as tendências da revolução 4.0, que é o atual foco de muitas empresas no mundo. As iniciativas da logística 4.0, tanto aquelas de baixo investimento como as que exigem planejamento avançado serão o tema de abertura. A palestra será proferida por Eduardo Banzato, do Grupo IMAM. Dentro da matéria 4.0 está prevista uma apresentação sobre a logística 4.0, seus pilares, redução de custos, simplificação de processos, além da segurança da informação.

Ainda no universo 4.0, estão elencadas inovações na logística operacional e a construção da cultura 4.0, diante de um mar de oportunidades para novas criações. Serão apresentados aos presentes alguns caminhos que podem ser trilhados.

A velocidade da logística e paralelamente agilidade da internet serão abordadas, considerando o tamanho continental do País e as questões burocráticas. Além disso, passa pela análise do expositor a precariedade da infraestrutura e em contraposição a expectativa de excelência no atendimento ao consumidor. Para dar resposta ao dilema, vai ser demonstrado como alternativa o modelo Patrus. 

Transformação digital

Outro aspecto importante é que a transformação digital está mudando o cenário do planeta e por isso os processos de logística interna, transporte e armazenagem vão merecer atenção de todos. Neste novo ambiente, ficam dúvidas como quais serão as tecnologias, rupturas e perspectivas que surgirão. Esses novos desafios serão tratados no evento.


Continua depois da publicidade


Diante de um mercado cada vez mais acirrado, que exige alta qualidade no atendimento, será demonstrado um case history de utilização de um software de gestão de fretes por uma empresa de distribuição de material esportivo e os impressionantes resultados na eficiência e na diminuição dos custos. Outro caso a ser descrito é o do centro de distribuição da Kraft Heinz que foi obrigado a ser adaptado para atender difíceis demandas a partir da construção em curto espaço de tempo de uma nova planta industrial.

Na linha das experiências empresariais será demonstrado como um departamento técnico pode contribuir, ao ampliar seu apoio para a empresa em sua competitividade de mercado por meio de uma gestão técnica.

A união da prática com a teoria vai estar inserida numa apresentação sobre a primeira universidade corporativa de uma empresa de logística. Um novo sistema de educação corporativa será apresentado, no qual os “alunos” ensinam o que aprendem e os “professores” aprendem o que ensinam. 

No programa do seminário Logismat serão tratadas quais são as principais diferenças e onde se deve focar no trabalho com Lean Logistics & Warehouse. Haverá uma palestra de como a Stihl utiliza seu sistema de gestão de transporte para gerar diferencial competitivo, entre outros benefícios.

Soluções inovadoras

A logística e distribuição da Via Varejo, maior varejista do Brasil, será mostrada aos presentes, com ênfase nas soluções inovadoras que unem qualidade de serviço com eficiência operacional. 

Para processos logísticos frente aos novos desafios internacionais, a tecnologia Blockchain tem sido estudada cada vez mais pelas empresas. Na respectiva palestra desse tema vão ser abordadas as tendências de uso dessa tecnologia como plataforma para agregar valor e segurança nas operações.

Outros aspectos interessantes do evento serão os desafios da logística de transportes como a multimodalidade, integração e tendências, além da melhoria da cadeia de suprimentos com o emprego da gestão dos riscos. 

No painel final, será apresentada a maneira como a BDF Nivea e a ID Logistics superaram o desafio de lidar com a alta variação de demanda nas operações do centro de distribuição nacional, em busca de obter máxima qualidade e eficiência.  

Além disso, vai ser exposta de que forma a fusão da Renault, Nissan e Mitsubishi trouxe grandes desafios a suas plantas instaladas na América do Sul e as práticas adotadas para atender o mercado.

Com a tendência de ser cada vez mais fracionado, o perfil da demanda tem se alterado radicalmente nos últimos anos. Diante desse quadro, clientes ansiosos por prazos curtos têm gerado a necessidade de estabelecer processos e tecnologias específicos para preparar e entregar pedidos pequenos. Esse será o tema central da palestra que encerra o 14º Seminário Logismat.

PROGRAMA

15 DE AGOSTO

PAINEL A (8:30 - 10:00)

A1 • Evolução e Tendências 4.0  (Grupo IMAM)
A2 • Logística 4.0 (TOTVS)
A3 • Criando Inovações na Logística operacional, construindo uma cultura 4.0 (Crown Cork)

COFFEE-BREAK (10:00 - 10:30)

PAINEL B (10:30 - 12:00)

B1 • Os desafios dos transportes urgentes (Patrus)
B2 • Desafios da logística interna e abastecimento a partir das novas tecnologias digitais (Electrolux)
B3 • Gestão de fretes como fonte de agregar valor (Puma)

ALMOÇO (12:00 - 13:30)

PAINEL C (13:30 - 15:00)

C1 • Centro de Distribuição da Kraft Heinz (Kraft Heinz)
C2 • A competitividade nos negócios através da Gestão Técnica (DHL)
C3 • Case UCC: A logística da educação reversa (Cesari)

COFFEE-BREAK (15:00 - 15:30)

PAINEL D (15:30 - 17:00)

D1 • Lean Logistics & Warehouse: O que muda na abordagem? (IMAM Estratégias & Performance)
D2 • Uma jornada de sucesso com a cultura lean (case logística da Bosch) (Bosch)
D3 • Lean Warehouse, melhores resultados através de Processos e Pessoas (Ypê)

16 DE AGOSTO

PAINEL E (8:30 - 10:00)

E1 • O Futuro da Logística no e-commerce (ABCOMM)
E2 • Logística Omnichannel (Case da Riachuelo) (Intelipost)
E3 • Omnichannel no Brasil; desafios ou oportunidades? (Arezzo)

COFFEE-BREAK (10:00 - 10:30)

PAINEL F (10:30 - 12:00)

F1 • Desafios de Supply Chain no setor de distribuição de energia (CPFL)
F2 • Gestão de Transporte como diferencial competitivo (Stihl)
F3 • Logística e distribuição no maior varejista do Brasil (Via Varejo)

ALMOÇO (12:00 - 13:30)

PAINEL G (13:30 - 15:00)

G1 • Logística Internacional e Blockchain (Thomson Reuters Brasil)
G2 • Desafios da Logística de Transportes – multimodalidade, integração e tendências (Pirelli)
G3 • Agregando valor à cadeia de suprimentos com o emprego da gestão dos riscos (Gaesi)

COFFEE-BREAK (15:00 - 15:30)

PAINEL H (15:30 - 17:00)

H1 • Planejamento, controle e produtividade em operações logísticas terceirizadas (Nívea-Beiersdorf)
H2 • Logística e tecnologia na cadeia automobilística (Renault-Nissan-Mitsubishi)
H3 • “Small Orders” e seus impactos na movimentação e armazenagem (IMAM Supply Chain)


SERVIÇO


TELEFONE
(11) 5575-1400

(11) 99610-1728 Whatsapp

E-MAIL
[email protected]

ENDEREÇO
Local do evento: 
Hotel Blue Tree Premium
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3989
Itaim Bibi - São Paulo - SP