Futuro da indústria de mineração: Musa deve investir R$ 140 milhões

Projeto de Disposição de Rejeitos Filtrados

A Mineração Usiminas (Musa) iniciou um processo de licenciamento ambiental para adotar uma nova tecnologia para a disposição dos rejeitos gerados no processo produtivo de sua unidade localizada em Itatiaiuçu (MG). O novo sistema prevê a filtragem e o posterior empilhamento do material a seco. O projeto de Disposição de Rejeitos Filtrados deve consumir um investimento da ordem de R$ 140 milhões. Uma vez licenciado, será um dos primeiros grandes empreendimentos do gênero no país a utilizar a tecnologia para produção em larga escala.

Usiminas espera a geração de 300 postos de trabalho
durante as obras e outras 50 vagas definitivas após a
implantação. Imagem: Leandro M.Perez/Usiminas

Segundo o diretor Wilfred Theodoor Bruijn, da Musa: “Estamos nos antecipando ao que acreditamos ser uma tendência para o futuro da indústria da mineração. A filtragem de rejeitos vem sendo usada com sucesso em operações localizadas em regiões com acesso restrito à água e, agora, conseguimos adaptar com sucesso a técnica à nossa realidade, trazendo ganhos ambientais e mantendo o elevado padrão de segurança que já marca nossa operação”. Wilfred lembra ainda o ambiente mais restritivo no processo de licenciamento das barragens tradicionais. “Por tudo isso, avaliamos que investir na nova tecnologia seria mais vantajoso e em linha com os anseios da sociedade”, afirma o diretor.

O empreendimento deve gerar cerca de 300 postos de trabalho durante as obras e outras 50 vagas em caráter permanente. A expectativa é que a licença seja concedida até dezembro, com início imediato da implantação do projeto. O prazo para conclusão das obras está estimado em 12 meses.


Continua depois da publicidade


Sobre a Mineração Usiminas

A Mineração Usiminas S.A. (MUSA) foi fundada em 2010, a partir de uma parceria com o grupo japonês Sumitomo Corporation. A empresa é responsável pelas operações de mineração – início da cadeia de valor das empresas Usiminas - atuando em todas as frentes do processo, da extração ao transporte. São quatro ativos minerários na região de Serra Azul (MG), com capacidade para produzir 12 milhões de toneladas anuais de minério de ferro na forma de granulado, sinter feed e concentrado. A companhia possui capacidade logística com modais integrados e detém participação societária em terminais de embarque na mesma região onde estão as minas e participação acionária na MRS.

Detentora da certificação ISO 9001, a Mineração Usiminas está em constante busca pela melhor gestão da qualidade em processos e excelência no atendimento aos seus clientes. A companhia contribui ainda para o desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio do Instituto Cultural Usiminas e da Fundação São Francisco Xavier, oferecendo projetos nas áreas de saúde, educação e cultura.