Gühring lança linha de laminadores Pionex

Além da cobertura TiCN, ferramenta usa matéria-prima de alta qualidade

Pionex é o nome da nova linha de machos laminadores de alto desempenho que a Gühring está lançando no mercado brasileiro. "O Pionex é um produto premium que reduz os esforços de corte em até 30%. A redução destes esforços, aliada à sua melhor qualidade de acabamento superficial, proporcionam maior durabilidade à ferramenta e melhor qualidade da rosca.

Entre seus diferenciais estão o uso de matéria-prima de alta qualidade, a otimização do formato do polígono e o tratamento superficial de alto padrão de qualidade", explica Neider Oliveira Soares, coordenador da Engenharia de Aplicação da Gühring Brasil.

A cobertura TiCN não só previne o desgaste como proporciona alta durabilidade e, associada ao novo sistema de otimização dos canais de lubrificação, garantem melhor lubricidade na aplicação. Soares ressalta que a linha standard da Pionex dispõe de itens com rosca métrica, métrica fina, com e sem refrigeração interna, inclusive com refrigeração radial. Para as normas UNC e UNF os itens STD já se encontram disponíveis na versão sem refrigeração interna. Tem ampla aplicação para diversos materiais, como aços, aços-liga, inox, alumínio, ligas de titânio e de Inconel, entre outros.

As ferramentas de roscar para operações de laminação são utilizadas na produção de roscas padronizadas, sem produzir cavacos. Soares salienta que a formação da rosca não produz cavacos, que normalmente são produzidos na operação de corte e que podem causar quebra destas ferramentas e parada de máquina. O Pionex tem tolerância de haste igual a h6, o que significa que pode ser usado na maioria dos mandris do mercado.

Sobre a Gühring

A Gühring é um dos principais fabricantes de ferramentas rotativas do mundo. Com mais de 120 anos de experiência, a empresa tem um portfólio com 50 mil itens standard e 2 mil tipos de ferramentas, além do suporte industrial da empresa, em Salto (SP), para fabricação, revestimento e recondicionamento de ferramentas.