Índice de Atividade Industrial revela crescimento expressivo do setor

O índice demonstrou um aumento de 15,5% em maio de 2018

O setor industrial tem apresentado números bastante expressivos desde o início de 2018. Isso é o que demonstra o estudo GS1 Brasil de Atividade Industrial, realizado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação, a fim de mensurar a intenção de lançamento de novos produtos no segmento da manufatura.

Essa pesquisa avalia a produção industrial de duas maneiras: original (número bruto referente as solicitações mensais de GTIN - Número Global do Item Comercial) e dessazonalizado (sem ajuste sazonal, ele desconsidera meses específicos, permitindo uma avaliação mais intuitiva sobre a tendência de crescimento entre os períodos). As taxas são calculadas através dos pedidos de códigos de barras realizados pelas empresas. 

Segundo o índice, no mês de maio houve um crescimento de 15,5% na indústria comparado a abril deste ano - considerando o dado dessazonalizado. O indicador também demonstrou um aumento de 14,7% em relação a maio de 2017. Além disso, o índice original revelou uma progressão de 13,4% no acumulado dos cinco primeiros meses de 2018 – em relação ao mesmo período do ano anterior.  

O estudo é realizado desde janeiro de 2002 e mede a atividade industrial (com e sem ajuste sazonal) de cinco setores: 

• Fabricação de produtos alimentícios;
• Fabricação de bebidas;
• Fabricação de produtos têxteis;
• Fabricação de artigos de vestuário e acessórios; 
• Fabricação de produtos diversos.

Essas segmentações são realizadas conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). 

Índice de Automação do Mercado Brasileiro

Além do estudo GS1 Brasil de Atividade Industrial, a associação também realiza, desde junho de 2016, uma análise do nível de automação da indústria e do varejo no Brasil. A pesquisa é mundialmente inédita e tem por objetivo identificar a automatização em vários cenários no país.


Continua depois da publicidade


O Índice de Automação do Mercado Brasileiro mede o nível de desenvolvimento em duas frentes de apuração: Consumidores e Empresas. A primeira contempla aspectos como o acesso à internet, aplicativos, itens pessoais, eletrodomésticos/eletrônicos, residência e automóveis. Já a segunda considera sistemas, relacionamento com o colaborador, relacionamento com o cliente, atendimento, logística, fábrica e loja. 

O nível de automação do mercado brasileiro foi de 0,22 em 2017 (avaliado entre 0 e 1). A indústria se sobressaiu registrando 0,26, enquanto o segmento de comércio e serviços ficou em 0,19. 

Relevância dos estudos

A TECNICON, empresa especializada em software para gestão corporativa, está sempre atenta aos estudos nacionais e globais envolvendo a produção e automação industrial no país, em virtude do seu foco em soluções de gestão para o segmento de manufatura.

Segundo a companhia, essas análises são importantes para o desenvolvimento de novas ferramentas que melhorem a eficiência da operação industrial de seus parceiros.