Tecsis Sorocaba retoma produção em julho deste ano

Tecsis vai retomar produção de pás eólicas em Sorocaba no mês de julho deste ano

A produção de pás eólicas da empresa Tecsis deve ser retomada em Sorocaba (SP) a partir de julho deste ano. 

Considerada uma das maiores fabricantes de pás eólicas do Brasil, a empresa chegou a ter 14 unidades na cidade e empregou cerca de 8 mil pessoas diretamente, e outras 20 mil indiretamente.

Entretanto, encerrou a produção após demitir mais de 700 trabalhadores somente no ano passado. Toda a produção foi transferida para Camaçari, na Bahia. De acordo com a Tecsis, agora a unidade teve a operação temporariamente suspensa.

Ainda conforme a empresa, a estrutura de Camaçari foi erguida para a produção de pás maiores e, economicamente, será viável reativar a linha de trabalho em Sorocaba.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Químicos na região, Carlos Alberto dos Santos, 100% da produção voltará a ser feita no município. “Não deram previsão de quantas pessoas serão contratadas, mas a nossa expectativa é de que volte a ser o que foi no passado. É algo satisfatório para toda a região.”

Santos conta que a entidade questionou a possibilidade da contratação de ex-funcionários. “Falaram que existe a chance, mas todos vão passar pelo procedimento de rotina para entrar de novo.”

Segundo o presidente do sindicato, a falta de mão de obra especializada foi o principal fator para o fechamento da unidade na Bahia. “Quase 1 mil trabalhadores de Sorocaba viajaram para lá, mas muitos não se adaptaram e acabaram voltando”, afirma.

Atualmente, de acordo com o sindicato, cerca de 30 pessoas atuam na unidade da Tecsis em Sorocaba, entre funcionários do setor administrativo e engenheiros. Santos explica que em um primeiro momento deve ser feitas pás eólicas de 70 metros de extensão.

“O espaço para as menores, de 50 metros, ainda está sendo readequado. A empresa está em um momento de estudo tanto de produção quanto de logística.”


Tópicos: