O tapete de segurança sensível à pressão PSENmat da Pilz combina monitoramento de área segura com operação de máquina

Com a PSENmat, a empresa Pilz está agora introduzindo seu próprio tapete de segurança sensível à pressão: A novidade é a detecção de posição integrada que fornece ao operador uma função de controle - semelhante a um botão virtual. O PSENmat, portanto, combina o monitoramento da área segura com a operação da máquina em um único sensor. Permite conceitos de controle de máquinas totalmente novos.


Continua depois da publicidade


O PSENmat da Pilz oferece monitoramento seguro da área em combinação com uma função de controle padrão; Na prática, a funcionalidade do switch pode ser definida virtualmente. Um comutador separado é, portanto, redundante. Esse design de switch dinâmico permite uma configuração flexível, o que economiza espaço e dinheiro. Saídas OSSD integradas garantem flexibilidade adicional: Como resultado, o cabeamento pode não apenas ser reduzido, mas o PSENmat também é facilmente conectado a qualquer dispositivo de avaliação.

Tapete que protege

Além dos conceitos individuais de controle, o PSENmat oferece proteção ideal contra o acesso de pessoas de acordo com a norma para tapetes de segurança sensíveis à pressão, EN ISO 13856-1. O PSENmat desacelera ou pára a máquina quando a zona de perigo é acessada (proteção de acesso). Em aplicações com pouca visibilidade, também há proteção em caso de invasão. O PSENmat oferece segurança até SIL 2 da EN ISO 61508 ou nível de segurança PL d da EN 13849. O tempo de reação é muito rápido (≤ 25ms) e isso também aumenta a segurança. Aplicações maiores também podem ser implementadas com pouco trabalho adicional: até 22 tapetes podem ser conectados em série, reduzindo consideravelmente o trabalho de cabeamento. Além disso, o robusto tapete de segurança sensível à pressão, que é adequado para alta carga mecânica, é projetado de acordo com o tipo de proteção IP67 e pode ser usado em temperaturas ambientes de 0 ° C a +55 ° C. Portanto, o PSENmat garante maior segurança, mesmo em ambientes hostis.


Continua depois da publicidade


Comutação integrada para melhor ergonomia

O tapete de segurança sensível à pressão contribui para uma estação de trabalho mais ergonômica: Graças à funcionalidade de comutação integrada, o funcionamento mãos-livres ou mesmo sem obstruções pode ser facilmente implementado. Através de áreas definidas e marcadas, o operador pode aproveitar a funcionalidade integrada do switch. Como resultado, uma verificação de controle de qualidade pode ser executada com as mãos livres, por exemplo: Uma marca vermelha significa “a verificação não foi bem-sucedida”, verde pode ser usada para “verificação bem-sucedido”.

Tapete "plus"

O novo tapete de segurança sensível à pressão PSENmat completa o portfólio de tecnologia de sensor Pilz para monitorar áreas e zonas. O PSENmat pode ser facilmente conectado aos sistemas de segurança configuráveis PNOZmulti ou ao sistema de automação PSS 4000 ou até mesmo à solução de visualização PMIvisu. Quando combinado com a tecnologia de controle da Pilz, você tem uma solução onestop segura e econômica.




Comentários ()