Índice GS1 de Atividade Industrial de abril aponta retomada da produção na indústria de transformação

O Índice GS1 de Atividade Industrial, calculado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é baseado na intenção da indústria em lançar produtos no mercado.

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresentou crescimento de 3,6% na comparação com o mês anterior no dado dessazonalizado. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior o indicador apresentou crescimento de 12,2%. Este é o quarto mês consecutivo com valores positivos para o índice original que apresenta um crescimento de 12,9% no acumulado de janeiro a abril de 2018.

"O desempenho favorável do Índice nos quatro primeiros meses do ano é um sinal de que setores industriais importantes esperam um aumento de demanda para o primeiro semestre. Neste sentido, é possível que haja a manutenção dos resultados atuais para a produção industrial brasileira nos próximos meses", afirma Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Auomação-GS1 Brasil.

Fonte: GS1 Brasil com o apoio da 4E Consultoria

Setores em destaque:

Índice por regiões do País:

Entenda o Índice GS1

Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de novos produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

- ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
- DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
- O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
  - Todo 1º dia útil do mês
  - Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
  - Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
  - Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
  - Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
  - Número Índice (Base: média de 2012 = 100)


Tópicos: