Estaleiro de Suape entrega navio de maior valor agregado produzido no Brasil

O Polo Naval do Complexo Industrial Portuário de Suape entregou mais um navio construído em Pernambuco. O governador Paulo Câmara e o presidente de Suape, Marcos Baptista, estiveram na tarde desta sexta-feira (27/4) no Estaleiro Vard Promar para participar da cerimônia de entrega do navio Skandi Recife, a embarcação de maior valor agregado já construída no Brasil com alta tecnologia e que foi construída pelos 1.100 trabalhadores pernambucanos do estaleiro.

O navio do tipo PLSV (Pipe Laying Support Vessel) recebeu R$ 1 bilhão de investimentos. A embarcação possui tecnologia de ponta e alta precisão, além de um sistema de funcionamento dinâmico que a deixa parada no mar mesmo com incidência de correntes e ventos. O navio ainda possui uma torre com capacidade para 340 toneladas de lançamento de linhas flexíveis que conectam os poços às linhas de produção de petróleo. O Skandi Recife é o primeiro navio deste tipo produzido pelo Vard Promar.

Com 140 metros de comprimento e 28 de largura, o Skandi Recife foi entregue à empresa Dofcon Navegação que vai conceder o navio à Petrobras por oito anos. A entrega foi comemorada pelo vice-presidente sênior do Brasil do Grupo Vard, Guilherme Coelho. Orgulhoso, o executivo disse que nenhum lugar do Brasil é capaz de fazer o navio que os trabalhadores do Vard concluíram.


Continua depois da publicidade


"Eu tive a oportunidade de ver esse estaleiro nascer aqui em Pernambuco e iniciar essa história do Vard Promar, que, hoje, entrega um navio de alta tecnologia feito em solo pernambucano e por pernambucanos. Sei da importância dessa indústria naval para Pernambuco, como ela atrai empregos, com ela faz diferença na vida de tanta gente. E a gente sabe que a mão de obra que se dedica, todo dia, a fazer e construir os navios para o grupo Vard Promar é composta por pernambucanos que estudaram e se capacitaram e, hoje, estão prontos e preparados para um futuro cada vez mais competitivo e fazendo navios que atingiram um padrão internacional”, afirmou o governador Paulo Câmara.

"A indústria naval de Pernambuco gera quase cinco mil empregos diretos e orgulha a cada um de nós brasileiros. Precisamos todos trabalhar para que essa indústria continue gerando emprego e riqueza para o nosso país", afirmou Marcos Baptista.

O Skandi Recife é o quarto navio entregue pelo Vard Promar. Os três anteriores eram do tipo gaseiro. Outras duas embarcações estão sendo finalizadas e devem ser entregues ainda este ano, sendo outro PLSV e um gaseiro.




Comentários