Polímero descoberto pode levar plásticos a serem reciclados ‘infinitamente’

Plásticos são de longa duração, conveniente, barato e terrível para o meio ambiente. Embora a reciclagem reduza esse impacto, a maioria dos plásticos só pode ser reciclado algumas vezes. Agora, químicos da Colorado State University descobriram um novo polímero que pode ser reciclado infinitamente sem procedimentos intensivos em um laboratório ou usando produtos químicos tóxicos.

O polímero infinitamente reciclável é forte, resistente ao calor e leve. Sua descoberta marca um passo importante para materiais que são sustentáveis e livre de resíduos, de acordo com a Colorado State University – e poderia competir com plásticos poluentes no futuro.

Os polímeros são caracterizados por cadeias de moléculas quimicamente ligadas, chamadas de monômeros. A universidade disse nesta nova pesquisa, que se baseia em um polímero quimicamente reciclável demonstrado pelo laboratório do professor de química Eugene Chen em 2015, um monômero pode ser polimerizado em condições ambiente: “livre de solvente, à temperatura ambiente, com apenas alguns minutos de tempo de reação e apenas uma quantidade vestigial de catalisador. ”O material criado neste processo possui propriedades mecânicas que fazem muito bem como um plástico”. Completa o professor.

Com esta descoberta, publicada esta semana na revista Ciência, os cientistas prevêem um futuro com plásticos verdes que podem ser “simplesmente colocados em um reator e, em linguagem química, recuperar seu valor polimerizado, o que não é possível para os plásticos de hoje. ”Isso traria o material de volta ao seu ponto de partida química, para que pudesse ser utilizado de novo, e de novo e de novo. Chen disse no comunicado, “Os polímeros podem ser quimicamente reciclados e reutilizados, em princípio, infinitamente.”

Qual é o próximo passo para a equipe? Chen enfatizou que esta tecnologia de polímero foi apenas demonstrada na escala de laboratório acadêmico, e mais pesquisas são necessárias para aperfeiçoar os processos de patente pendente de monômero e produção de polímero.


Continua depois da publicidade


Os químicos têm uma doação da CSU Ventures, e Chen disse: “Seria o nosso sonho ver esta tecnologia de polímeros quimicamente reciclável materializar no mercado.”