Alunos da FEI conquistam bicampeonato mundial em competição sobre tecnologia do concreto

Os alunos competiram com 50 equipes do mundo todo

A equipe Concreto FEI, formada por alunos de Engenharia Civil, conquistou o 1º lugar na competição do American Concrete Institute em Salt Lake City, nos Estados Unidos, o maior evento técnico internacional sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. A equipe concorreu com 50 instituições do mundo todo e conquistou o bicampeonato na categoria Bowling Ball Analysis, que consiste em produzir uma bola de concreto que deve ser resistente e perfeitamente esférica. Além deste, os alunos também levaram para casa o segundo lugar na categoria Bowling Ball Design, na qual tiveram de desenvolver um relatório técnico sobre o projeto de concreto.

O grupo da FEI coleciona prêmios nacionais e internacionais e é considerada uma das melhores equipes do País nesta área. Na competição brasileira, organizada pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) em 2017, a equipe do Centro Universitário FEI conquistou títulos nas quatro categorias: 1º lugar na categoria APO (Aparato de Proteção ao Ovo), que envolve construir uma estrutura de concreto capaz de suportar o impacto de altas cargas e não permitir que o ovo de galinha quebre; 2º lugar no Concrebol, que consiste em desenvolver uma bola de concreto muito resistente; 2º lugar no Projeto Ousadia, que propôs o desenvolvimento de um estudo completo de uma passarela, com a construção de um protótipo e 4º lugar no COCAR, que compreende a elaboração de um concreto colorido de alta resistência. A equipe também publicou três artigos científicos no congresso e participou da competição Quem Sabe Faz Ao Vivo, que consistiu em produzir um concreto durante o congresso e verificar sua resistência. A equipe conseguiu produzir o concreto mais resistente do concurso, atingindo 47 MPa após 24 horas de cura

Segundo o professor do Departamento de Engenharia Civil da FEI, Rui Barbosa, coordenador do projeto Concreto FEI, o sentimento de toda equipe é de extrema felicidade e de dever cumprido. Além disso, o docente destaca a importância do desenvolvimento de estudos na área de Concreto e da participação dos alunos em competições deste nível. "No projeto, os alunos têm a oportunidade de desenvolver e criar novas soluções utilizando o concreto, material bastante aplicado nas construções civis. Já a participação nas competições estimula e propicia aos alunos o contato com o que há de mais novo na profissão, além de conhecer profissionais e empresas do ramo", destaca.


Continua depois da publicidade


Concreto FEI

O projeto, fundado em 1997, inicialmente visava apenas participar da competição APO (IBRACON). Porém, com o grande apoio e investimento da FEI na área de Engenharia Civil, a equipe se tornou uma das maiores do Brasil. A Concreto FEI foi por muitas vezes campeã de competições nacionais e internacionais, publica artigos científicos, desenvolve soluções de concreto inovadoras e continua buscando, até os dias atuais, novas áreas de atuação. Os alunos membros da equipe adquirem diariamente novas experiências e prática com todo tipo de ensaio, maquinário, manuseio e teorias que envolvem soluções em concreto, além de desenvolverem conhecimentos técnicos e administrativos que simulam uma empresa de engenharia de pequeno/médio porte.