Tecnologia SotreqLink aumenta produtividade dos equipamentos

Ferramenta desenvolvida pela Sotreq ajuda a prevenir inatividade das máquinas

A manutenção preventiva é uma das principais aliadas das companhias que desejam identificar e solucionar previamente problemas em máquinas de grande porte, como escavadeiras, carregadeiras, tratores, entre outros. E para controlar prazos com relação aos reparos, monitorar a condição dos ativos e identificar falhas precocemente, muitas investem em soluções tecnológicas.

Com o objetivo de proporcionar um ganho operacional aos clientes, a equipe de desenvolvimento de tecnologia da Sotreq, empresa com 76 anos de atuação no mercado e uma das maiores revendedoras de produtos, soluções e serviços Cat®, criou o SotreqLink, ferramenta que reúne soluções integradas em uma única plataforma e que gera análises relevantes das máquinas.

Equipamentos conectados com os clientes

Na era da transformação digital, a chave do negócio é manter a conectividade do cliente com o produto e da Sotreq com o negócio desse cliente. Tais aspectos são correspondidos pelo SotreqLink que é não apenas uma plataforma, mas também um aplicativo que mantém as máquinas conectadas com as empresas.

“Na ferramenta está disponível a verificação dos alertas de manutenção, consumo de combustível, falhas, eventos e SOS que aparecem. Por meio da identificação desses aspectos, é possível tomar decisões proativas antes que ocorra uma falha catastrófica, maximizando, dessa forma, a disponibilidade e a produtividade da frota”, descreve Carlos Arantes, Coordenador de Novos Negócios & Tecnologia da Sotreq.

De acordo com Arantes, para desenvolver a tecnologia, foi feito um estudo de mercado com o intuito de identificar as principais necessidades dos clientes. É por isso que o SotreqLink é completo e conta, inclusive, com serviços financeiros, como alertas referentes ao vencimento de notas ou boletos. “É uma plataforma que também se comunica com outras e que, por conta disso, consegue emitir relatórios e orçamentos online”, afirma Arantes.


Continua depois da publicidade


Exemplo disso é no momento do atendimento. Se a máquina apresenta um ruído estranho ou emite uma fumaça, o próprio cliente, por meio do SotreqLink, consegue identificar o problema e solicitar a visita de um técnico. Durante a visita, o profissional emite um relatório que chega na Sotreq minutos após o término da inspeção.

Esses dados são unificados em um PDF que contém informações sobre o que foi feito no equipamento, as recomendações do técnico e quanto custará o reparo. Se o cliente aprovar o relatório, automaticamente, é agendada uma data e horário para desenvolver o reparo necessário.

Funções disponíveis no SotreqLink

Com a utilização do SotreqLink, o cliente terá resposta mais eficiente para diferentes processos, entre eles:

·         Monitoramento de equipamentos: telemetria, análise de fluidos e inspeções;

·         Gerenciamento de frota: sugestões de intervenção e tratativas de alertas de falha;

·         Gestão de produtividade: análise de consumo de combustível e horas trabalhadas com benchmark de mercado;

·         Serviços de campo: renovação de contratos, relatórios de campo e solicitações de atendimento;

·         Serviços de peças: histórico de peças adquiridas e compras online;

·         Serviços financeiros: gerenciamento de notas fiscais e download de boletos.

Acesso aos dados

Para acessar essas informações, basta entrar no site: www.sotreqlink.com.br. Em casos de falhas relatadas por meio da telemetria, que é instalada nas máquinas Caterpillar, a equipe do Centro de Monitoramento de Condições envia um guia rápido de inspeção para o cliente realizar uma intervenção. Já em situações nas quais a equipe técnica da corporação não consiga solucionar o problema, a Sotreq intervém.

“Além de possibilitar o acompanhamento do local em que a máquina se encontra, com o SotreqLink o usuário pode solicitar peças ou contratos de manutenção, entre outras facilidades. Esses serviços ajudam a praticamente anular as chances dos produtos ficarem fora de serviço, algo que gera prejuízo para a companhia”, conclui Arantes.




Comentários