Sistema de inteligente com interface ToolsNet para montagens industriais utiliza algoritmos de manutenção preditiva para aumentar o tempo operacional útil de todo o parque de ferramentas

A Atlas Copco Industrial Technique está disponibilizando para as indústrias nacionais um sistema integrado de todo o processo de montagem, que inclui a aplicação de um software de monitoramento onde dados de operação e manutenção de ferramentas de montagem são coletados e analisados. O sistema aplica análises estatísticas desenvolvidas para manutenção preditiva, o que minimiza significativamente paradas inesperadas e permite que as manutenções sejam previstas e agendadas com antecedência. Desta forma pode-se programar a parada de ferramentas para momentos onde não haja impacto na produtividade da linha de montagem.

A Atlas Copco Industrial Technique está disponibilizando para as indústrias nacionais um sistema integrado de todo o processo de montagem, que inclui a aplicação de um software de monitoramento onde dados de operação e manutenção de ferramentas de montagem são coletados e analisados.

O sistema aplica análises estatísticas desenvolvidas para manutenção preditiva, o que minimiza significativamente paradas inesperadas e permite que as manutenções sejam previstas e agendadas com antecedência. Desta forma pode-se programar a parada de ferramentas para momentos onde não haja impacto na produtividade da linha de montagem.

Uma parada de produção lenta ou inesperada é dispendiosa. Segundo estatísticas levantadas pelo Grupo Atlas Copco na Europa, o prejuízo estimado é de 3.000 a 6.000 € por minuto.

Ao coletar e monitorar os dados de produção, é possível identificar riscos nas linhas de montagem e abordá-los de forma proativa antes de ocorrer um problema.

Os dados são coletados em toda a linha de montagem, em estações de trabalho e ferramentas. Os riscos para paradas de produção são identificados e o design da linha de montagem pode ser otimizado.

Toda a interface é intuitiva e gerenciada pelo aplicativo ToolsNet, que realiza predições cada vez mais confiáveis, à medida em que a base de dados coletada se acumula ao longo do tempo. Se uma parada de produção ocorrer, a causa raiz pode ser rastreada rapidamente com todos os dados disponíveis.

A redução do tempo de inatividade não planejado das ferramentas, medido pela Atlas Copco nos usuários desta nova tecnologia chega a 75%. Tempo esse que consegue ser convertido em produção, com o Smart Connected Assembly, a plataforma integrada para sistemas de montagem na Indústria 4.0, que traz este novo conceito como uma realidade ao alcance da indústria brasileira.

As funções para manutenção preditiva são apenas uma parte de um avançado conjunto de soluções que monitora, controla, orienta e integra todas as operações em nível homem / máquina, incorporando a montagem industrial à “Internet das Coisas”.


Continua depois da publicidade


Alcançar a confiabilidade com um processo de produção operacional robusto ajuda a liberar tempo para se concentrar em melhorias contínuas.