Quatro máquinas desenvolvidas para atender às necessidades do agronegócio serão os destaques da Komatsu na Agrishow 2018

Novidades da Komatsu na Agrishow 2018

Pela primeira vez em sua história, a Komatsu Brasil International está presente, de forma corporativa, na Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), uma das maiores feiras do mundo do agronegócio, com sua rede de distribuidores que cobrem todas as regiões brasileiras. A 25ª edição da feira acontece entre os dias 30 de abril a 04 de maio, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Em um amplo estande de 600 m2, quatro máquinas – uma de cada linha e que atendem as necessidades do setor – estão expostas para que o visitante da feira tenha acesso à tecnologia garantida pela Komatsu. São elas:

Carregadeira de Rodas WA200-6 – Trata-se de um equipamento versátil, econômico e produtivo. Equipado com motor Tier 3, em conformidade com as normas PROCONVE MAR I, possui potência de 126 HP e peso operacional de 10.560 kg. Destaca-se que o peso operacional é uma característica que diferencia o equipamento no segmento do agronegócio.

 
Importante ressaltar também que a Komatsu é pioneira na utilização do sistema de transmissão hidrostático, conferindo mudança automática de velocidade com máxima potência e eficiência ao equipamento. Além disso, a WA200-6 conta com outros diferenciais: o torque proporcional nos dois eixos, sistema variável de controle de tração, e ventilador de acionamento hidráulico com inversão de rotação. A máquina vem equipada de série com cabine com certificação ROPS.

Escavadeira Hidráulica PC130-8 – Desenvolvida para atuar como máquina de suporte nas atividades do segmento agrícola, como: abertura de vala, curva de nível e cocho para animais, entre outras. Visando flexibilidade, o equipamento possui cinco modos de trabalho (potência, econômico, içamento, rompedor e implemento) com características de operação, proporcionando maior potência e menor consumo de combustível.


Continua depois da publicidade


A PC130-8 possui peso operacional de 13.265 kg, motor Tier 3 de 4 cilindros, em conformidade com as normas PROCONVE MAR I e potência de 92 HP. 
No que se refere a segurança, a PC130-8 vem equipada com cabine certificada ROPS/OPG nível 1, placas antiderrapantes, além de câmeras traseiras (opcionais) que monitoram as áreas ao redor.


Motoniveladora GD655-5 – O equipamento possui potência de 218 HP e peso operacional de 17.915 kg. Como destaque, dispõe de lâmina com 3,71 m de comprimento que graças a cabine hexangular, além de uma ampla visão para operação, que permitem total visibilidade da lâmina. Isso é possível porque a Komatsu fabrica todos os principais componentes da máquina, como motores e sistemas eletrônicos e hidráulicos, favorecendo a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Fabricado de acordo com a norma EPA Tier 3 e obedecendo a norma de emissões PROCONVE MAR I, o motor Komatsu SAA6D107E-1 de 6 cilindros da motoniveladora possui o sistema de injeção eletrônica common rail para cargas pesadas.  Esse sistema também fornece uma resposta mais ágil nas acelerações, aumentando a potência da máquina e a resposta hidráulica.

Trator de Esteiras D51EX-22 – Dotado de projeto inovador, com o radiador transferido para a parte traseira da máquina, o equipamento confere ao operador uma visão total da lâmina. Reconhecido como melhor da categoria, o Trator de Esteiras D51EX-22 é equipado com o novo motor Komatsu de seis cilindros e potência de 130 HP, em conformidade com PROCONVE MAR I. 

O ventilador de arrefecimento do motor é controlado eletronicamente, resultando na redução do consumo de combustível e níveis de ruído.

Para facilitar a limpeza das aletas, o ventilador pode operar com a rotação no sentido inverso, o que elimina objetos presos nas áreas de arrefecimento. 

O D51EX-22 possui um sistema de transmissão hidrostática (HST) desenvolvido pela Komatsu. Controlado eletronicamente, o sistema fornece potência e controle na medida exata e necessária para a operação, garantindo maior potência com menor consumo de combustível e, consequentemente, menor custo de manutenção.

Condições especiais na Agrishow – Importante ressaltar que as máquinas comercializadas durante a feira, além das condições especiais oferecidas, terão o bônus de manutenção gratuita através do Plano de Manutenção Preventiva Komatsu, que compreende cinco revisões ou duas mil horas de trabalho.

Lançado a Komatsu Shop – A Komatsu aproveita a Agrishow para lançar a comercializar mercadorias com a marca Komatsu. Na loja, instalada no estande, o visitante pode adquirir camisetas, botas e mochilas, entre outros artigos. 

KOMTRAX – O sistema de monitoramento que a Komatsu desenvolveu para seus clientes também está sendo demonstrado na Agrishow. Trata-se de um recurso gratuito (por 10 anos) que é empregado tanto para o gerenciamento de frota quanto para um Pós-Venda de excelência pela rede de Distribuidores. 

Durante a feira, os visitantes têm acesso ao site do KOMTRAX que, após recém-reformulação, apresenta as informações das máquinas de modo mais fácil e intuitivo, destacando os novos mapas e mecanismos que integram as máquinas por local de trabalho.

Além dos já tradicionais recursos de localização, horímetro, alertas, acompanhamento de manutenção, consumo e dados de operação, o KOMTRAX permite acompanhar também os modelos mais novos da marca. Desta forma, é possível saber se a máquina está sendo operada de forma econômica e eficiente, pois o recurso armazena as recomendações dadas ao operador e a evolução de sua performance. O KOMTRAX pode ser acessado através de PC e de smartphones, com o KOMTRAX Mobile.

Sobre a Komatsu

A Komatsu instalou-se no Brasil em 1975 na cidade de Suzano, São Paulo, em uma área de 634.000 m². A fábrica brasileira foi a primeira planta fora do Japão, fazendo parte da estratégia de expansão global com um parque fabril completo com fundição própria e processos de usinagem, caldeiraria, montagem, inspeção final e expedição.

Em 1997, inaugurou a segunda planta no Brasil, na cidade de Arujá, ocupando uma área total de 24.000 m² onde são produzidos tanques, caçambas, cabines, chassis e chaparia em geral. Em 1998, criou a Komatsu Brasil Internacional, subsidiária de vendas destinada exclusivamente a cuidar do mercado brasileiro.

Hoje, a Komatsu atua nos segmentos de infraestrutura, agricultura, mineração, rodoviários, ferroviários, aeroportuários, hidroelétricos, petroquímicos e florestais.


Tópicos: