Autometal obtém aumento de mais de 70% na produtividade com a automação do processo de usinagem das peças

Aumento da produtividade com a aplicação do robô Motoman

A Autometal, tradicional fabricante de componentes e acessórios para a indústria automobilística, obteve significativo aumento de produtividade no processo de usinagem da linha de produção dos bagageiros de carros com a aplicação do robô da Yaskawa Motoman do Brasil, empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs.

Segundo o gerente do Centro Tecnológico da Autometal, Gustavo de Andrade, foram instalados, na planta fabril de Diadema (SP), dois robôs da linha MS, modelo MS165, da Yaskawa Motoman para atender o aumento da demanda do mercado, que passou de 20 mil para 100 mil peças por ano em 2015 de uma determinada Commodity.  “Com o processo tradicional não conseguiríamos atender a essa demanda, então decidimos investir de forma robusta em inovação através da Automação e Robotização da produção, a qual trouxe aumento de produtividade de mais de 70%, além de eficiência, qualidade e regularidade no processo produtivo”, afirma Andrade.

Ainda de acordo com Andrade, com o projeto desenvolvido pela Yaskawa Motoman em conjunto com a Autometal para usinagem das peças foi possível otimizar e escalar a produção de forma sustentável e com confiança na rentabilidade projetada. “Antes, precisávamos de três máquinas dedicadas operando em três turnos resultando no limite de capacidade para a demanda inicial contratada. Hoje, com apenas uma célula robotizada, operando em dois turnos, conseguimos atender o aumento da demanda, como também melhoras significantes nos índices de qualidade”, destaca.

O gerente regional de vendas da Yaskawa Motoman, Giuliano Lima, ressalta que o robô MS165 é ideal para usinagem de peças e contém carga útil de 165 Kg, com alcance horizontal de 2.702 mm e vertical de 3.393 mm.  “Essa linha de robô de seis eixos possui controle de vibração, otimizado redutores de velocidade de alta rigidez, e movimento da ferramenta de alta velocidade, que reduz o tempo de corte e melhora a produtividade. O alcance do movimento do punho expandido elimina interferências e melhora a flexibilidade da aplicação”, explica Lima.


Continua depois da publicidade


Para o gerente do Centro Tecnológico da Autometal, a robotização do processo de usinagem das peças foi muito importante para a empresa. “Tivemos o retorno do investimento esperado e isso consolidou a implementação desta nova Tecnologia no Processo Produtivo. A criação de um Caderno de Encargos do Grupo, deixando o Processo de Usinagem com Robôs em nossos produtos seguramente padronizado para as Plantas de Metalúrgica, é uma boa evidencia. Tanto que a partir de 2018, serão instalados pelo menos mais 6 robôs em nossa linha de usinagem e pretendemos aplicar em outras áreas da fábrica também”, finaliza Andrade.

Sobre a Yaskawa Motoman do Brasil - Empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs, a unidade brasileira tem sede no município de Diadema, estado de São Paulo e atende todo o território nacional e América do Sul. Além de garantir a instalação eficiente dos sistemas, a equipe da Yaskawa Motoman Brasil está qualificada para auxiliar na escolha e definição dos robôs adequados para a necessidade dos processos industriais. A empresa oferece assistência técnica, de modo assegurar a produção ininterrupta das linhas produtivas. Entre os segmentos industriais atendidos, destacam-se: automobilístico, autopeças, linha branca, alimentício e farmacêutico.

Sobre a Autometal - Fundada em 1964, a Autometal iniciou suas atividades produzindo e comercializando componentes e acessórios para a indústria automobilística nacional. Hoje já são 12 Plantas no Brasil onde todas fazem parte das mais de 100 plantas do Grupo CIE Automotive. A Autometal – Planta Diadema (Matriz) conta com uma equipe de aproximadamente 1.200 funcionários. A empresa é formada por quatro unidades de negócios para a produção de peças cujas características seguem a sua designação interna: metalúrgica, extrusão, injeção, autoliner e uma unidade de ferramentaria, direcionada a desenvolvimentos, projeto, construção e manutenção de ferramental.