Manutenção preditiva e uso aperfeiçoado de recursos

A Nord Drivesystems está desenvolvendo sensores virtuais com funções rentáveis e confiáveis para monitoramento de condições.

A NORD DRIVESYSTEMS está desenvolvendo sensores virtuais com funções rentáveis e confiáveis para monitoramento de condições.

Em aplicações com perfis de carga estáveis prolongados, o CLP de acionamento determina o melhor intervalo de troca de óleo sem a necessidade de sensores de alto custo.

A funcionalidade dos sensores virtuais é explicada utilizando a vida útil do óleo como exemplo. Esses sensores servem para possibilitar a programação de datas de manutenção através de tecnologia de acionamento unicamente com base em cálculos, sem despesas adicionais com sensores instalados em hardware. O CLP integrado avalia conjuntos abrangentes de dados operacionais relativos à corrente, tensão e velocidade. A partir destes dados disponíveis no inversor, o acionamento consegue calcular indiretamente a temperatura atual do óleo. Levando em consideração características específicas do lubrificante, é possível determinar o envelhecimento do óleo, o que permite um uso aperfeiçoado do lubrificante. Através de testes, a NORD concluiu que a curva de temperatura do óleo calculada é praticamente equivalente à curva de temperatura real medida. A NORD está trabalhando para lançar uma solução totalmente operacional em breve e atualmente está validando curvas de temperatura sob várias condições de carga. Está previsto que essas funções de manutenção preventivas estejam comercialmente disponíveis em todas as unidades eletrônicas de acionamento da NORD com CLP integrado a partir do final de 2018.

RESUMO: Sensores virtuais para manutenção preventiva:

  • Funcionamento em inversores de frequência com CLP integrado
  • Definição exata de intervalos de manutenção que ajudam a:
  • - Reduzir custos de operação
  • - Aumentar a disponibilidade das instalações
  • Previsão de lançamento: final de 2018
  • Solução exclusivamente baseada em software, sem custos com hardware como sensores ou unidades de controle 

Sobre a NORD DRIVESYSTEMS


Continua depois da publicidade


A NORD DRIVESYSTEMS desenvolve e fabrica acionamentos com alta tecnologia, empregando cerca de 3600 pessoas e é um dos líderes mundiais no fornecimento de soluções de acionamento em grande escala. O portfólio da NORD varia de acionamentos padronizados até soluções personalizadas para satisfazer os requisitos de todas as aplicações, como por exemplo, acionamento baseado na eficiência energética ou à prova de explosões. O volume de vendas bruto foi cerca de 540 milhões de Euros em 2015. Fundada em 1965, a empresa cresceu e hoje possui subsidiárias e distribuidores em 89 países em todo o mundo. A NORD estabeleceu uma ampla rede de distribuição e de serviços para garantir os prazos de entrega mínimos e prestação de serviços orientados para os clientes, atendendo sempre que necessário em curto prazo. A NORD possui uma grande variedade de redutores e abrange um range de torque de 10 Nm a 242 000 Nm. A empresa também fornece motores com potências de 0,12 kW a 1000 kW e fabrica inversores de frequência. A linha de inversores da NORD dispõe de modelos convencionais para instalação em painéis de comando, bem como os modelos de inversores integrados nos motores para utilização em ambientes de automação descentralizada.