Todeschini implantará nova fábrica em Cachoeira do Sul

Com investimento de R$ 100 milhões, projeto começou a ser discutido ainda em 2014.

Com mais de sete décadas de atuação no mercado, a Todeschini – que tem sede em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha – implantará uma unidade de serraria de madeira em Cachoeira do Sul, na região central do Estado. O projeto começou a ser discutido ainda em 2014.

De acordo com o presidente da empresa, João Farina Neto, a Todeschini tem, há mais de 30 anos, florestas de pinos e eucaliptos plantadas em Cachoeira do Sul. Hoje são 10 mil hectares de área plantada e, para garantir a exploração da madeira, a fábrica será construída na cidade, com investimento de R$ 100 milhões:

"Essa escolha de Cachoeira do Sul aconteceu há 38 anos, quando a Todeschini começou a plantar as primeiras florestas, e foi uma casualidade que em Cachoeira existiam terras propícias para cultivo de pinos, onde as florestas se adaptam bem e com preços acessíveis", destacou Farina Neto.

Para a construção do prédio, ainda é necessária a liberação da licença ambiental pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). De acordo com a direção da Todeschini, a expectativa é que isso ocorra em cerca de quatro meses e, a partir daí, será feita a terraplanagem do terreno – que fica na localidade de Piquiri - e depois, a construção da fábrica.

Parte do maquinário já foi comprado. A previsão é de que as máquinas comecem a ser implementadas no local a partir de julho de 2019 e de que os trabalhos se iniciem no final do ano que vem.

Para funcionamento da unidade, serão contratados pelo menos 85 funcionários diretos. A fábrica produzirá madeira para exportação, principalmente para Europa. Também serão produzidos no local os chamados “pellets”, que são pequenos pedaços em formato cilíndricos de madeira feitos com os resíduos da serragem.

A Todeschini já teve uma fábrica de beneficiamento de madeira em Cachoeira do Sul, mas a unidade está desativada há cerca de 10 anos. A nova fábrica deve produzir uma média de 8 mil metros cúbicos de madeira por mês.