Controall lança novos módulos da linha SNAP PAC Opto22

Módulos controlam até 51pontos E/S em um único rack

Fonte e foto: Vervi Assessoria de Comunicação - 10/08/07
 
A Controall Tecnologia em Automação, distribuidora exclusiva da Opto 22 no Brasil, está trazendo para o país os novos módulos E/S do Controlador de Automação Programável SNAP PAC (séries R e S), que deverá beneficiar principalmente as empresas que já utilizam equipamentos Opto 22 e que agora poderão realizar um upgrade, passando a contar com uma solução mais econômica e, ao mesmo tempo, mais eficiente. Mas o alvo pretendido também são as empresas que ainda não automatizaram seus processos e, inclusive, as que utilizam sistemas de outros fornecedores e que poderão se interessar em migrar para o SNAP PAC.
 
A nova linha de módulos de alta densidade do SNAP PAC oferece, como diferencial, módulos com  32 entradas ou 32 saídas digitais; módulos de 32 entradas analógicas e também módulos de 8 entradas termopares cada um. Com isso é possível controlar um total de até 512 pontos de entradas e/ou saídas, tanto digitais quanto analógicas, em um único rack  de aproximadamente 40cm de largura por 11cm de altura. Em termos práticos, isso propicia uma redução significativa de espaço e de custos, ao mesmo tempo em que otimiza a performance dos sistemas de automação empregados em diferentes segmentos industriais.
 
“Isso representa um aumento expressivo de pontos por módulo que se traduz no aumento da velocidade de processamento. É algo absolutamente inovador e inédito. Nenhuma outra empresa concorrente oferece módulos de entrada e saída com essa possibilidade e com essas dimensões reduzidas”, garante Roberto Pereira, diretor da Controall.



Segundo o executivo, a evolução é significativa porque até então cada módulo dispunha de apenas 4 pontos de E/S e como existem quatro tipos de racks capazes de acomodar 4, 8, 12  ou 16  módulos, isso significa que no máximo, usando um rack  para 16 módulos, era possível dispor de 64 pontos de E/S. Se o usuário precisasse de mais pontos teria que necessariamente acrescentar outros racks ao seu sistema de automação, o que além de ocupar mais espaço, aumentaria o custo do sistema com a adição de mais uma cabeça de comunicação (para fazer a comunicação entre a CPU e o novo rack) e mais uma fonte de alimentação, além do próprio rack.
 
Sobre a Controall
 
A Controall Tecnologia em Automação é uma empresa brasileira que desde 1994 comercializa e distribui componentes e sistemas, disponibilizando soluções para atender as necessidades de seus clientes quanto ao incremento de produtividade, confiabilidade e segurança, otimização de processos e de recursos.

A empresa trabalha com renomados parceiros transcontinentais no fornecimento de produtos para instalação e automação industrial e predial. Atualmente a Controall tem forte presença no Estado de São Paulo, e em especial nas regiões da Grande São Paulo, Grande Campinas e Grande Sorocaba, tendo ampliado sua participação no território nacional a partir de 2001.

Sobre a Opto 22

 
A Opto 22 foi criada em 1974, nos Estados Unidos, por engenheiros que desenharam o melhor relé de estado sólido do mercado e que optaram por desenvolvê-lo em uma empresa de administração não corporativa. Ao completar  mais de 30 anos a empresa continua sendo dirigida e conduzida por engenheiros e seus produtos, como controladores,  I/O , software e relés de estado sólido (SSRs ) se tornaram famosos pela qualidade e confiabilidade.

A empresa está sediada em Temecula, cidade da Califórnia, e adotou como princípio testar todos os equipamentos duas vezes antes de comercializá-los no mercado. Todos os produtos da Opto 22 são baseados em padrões abertos.

Tópicos: