Porta Cabos supera crise interna e investe em produção local

A fabricante de esteiras metalizadas, Porta Cabos, passou por um susto esse ano, que resultou em uma virada de jogo surpreendente, segundo relata o diretor Rubens Bayarri. Depois de 15 anos como representante autorizada da Tsubaki Kabelschlepp - empresa alemã vendida em 2010 a um grupo japonês , “de modo unilateral e repentino”, a Porta Cabos deixou de representar a marca em abril deste ano.

Imagem: Divulgação

Além da mudança inesperada, o baixo volume de vendas no primeiro quadrimestre do ano dificultava o novo cenário que se apresentava à empresa. “Foi mais um ano de provação para todos. Nós tivemos muitas dificuldades pra superar o baixo volume de vendas, que ficou de 30% a 40% abaixo da expectativa. A partir de junho, os números começaram a melhorar”, conta Bayarri.

O executivo explica que, há um ano, a empresa já passava por um processo de internação da produção. Com a expertise que vinha adquirindo com a produção de alguns poucos produtos, foi capaz de passar a produzir todos os seus componentes, usinados e injetados, em São Bernardo do Campo, quando se viu repentinamente sem sua fornecedora do exterior.

Diante disso, a Porta Cabos investiu, aproximadamente, R$ 1 milhão para readequar a produção. O processo de internação, que já vinha acontecendo com as esteiras metalizadas, há quatro anos, passou também para a linha de esteiras plásticas. Com esse novo projeto, a empresa acelerou o processo de produção local, através da compra máquinas de torneamento e fresamento.

Impressora 3D adquirida recentemente pela empresa. 
Imagem: Divulgação

“A internação da produção de componentes nos permitiu reduzir em quatro vezes o tempo de fabricação. O que fazíamos antes em um mês, passamos a fazer em uma semana. Em casos de emergência já fizemos em até 24 horas”, ressalta. O executivo acrescenta que o recall de componentes também foi eliminado com a mudança.


Continua depois da publicidade


“Metade do faturamento vinha do exterior, então, a partir de abril começamos a consumir os estoques e, hoje, nos recuperamos com materiais 100% produzidos por nós”, acrescenta Bayarri.

Linha de produção da Porta Cabos, em São Bernardo do Campo (SP).
Imagem: Divulgação

Lançamentos

Os novos modelos de esteiras plásticas Porta Cabos serão expostas durante a Feimec 2018, que acontece em abril, em São Paulo. Ao todo, serão três famílias de novas esteiras plásticas desenvolvidas 100% na sede da fabricante. Os novos modelos de componentes intercambiáveis atenderão aos clientes que adquiriram produtos Porta Cabos, enquanto representante da Kabelschlepp.

Esteira porta cabos metálica pesada M250, em “rack” para transporte e instalação.
A mais pesada esteira metálica feita pela empresa. Imagem: Divulgação