Indaero garante novos negócios com principais fornecedores da Airbus ao transformar sua produção de ferramentas com manufatura aditiva da Stratasys

A fabricação rápida e econômica de ferramentas complexas com manufatura aditiva da Stratasys permite que a empresa faça trabalhos de produção de baixo volume para os clientes. Usando a impressora 3D Stratasys Fortus 450mc Production, as ferramentas são produzidas 66% mais rápido, 75% mais leves e com custo 50% menor se comparado aos métodos de fabricação tradicionais.

Minneapolis, Minnesota (EUA) e Rehovot (Israel) – A Stratasys (Nasdaq:SSYS), líder  global em soluções de tecnologia aditiva aplicada, anuncia que a Indaero, empresa espanhola de engenharia aérea, assegurou novos negócios com diversos fornecedores da Airbus nível 1 e  2 ao começar a usar a impressora 3D Stratasys FDM para a produção de ferramentas complexas.

A Indaero fabrica painéis de aeronaves para clientes-chave, como a Airbus e seus fornecedores, oferecendo uma ampla gama de serviços, incluindo design, engenharia, ferramentaria, soldagem e pintura. Com grande parte da concorrência limitada a apenas alguns serviços, a empresa investiu em uma impressora 3D Stratasys Fortus 450mc Production. O movimento possibilitou que a Indaero ampliasse sua oferta em ferramentas leves e complexas, que não podem ser produzidas com a fabricação tradicional, além de se diferenciar como um projeto de ponta a ponta para o serviço de produção.

"A aeroespacial é diferente de outras indústrias, que produzem grandes volumes de ferramentas. Por isso, tradicionalmente, usaríamos moldagem por injeção ou usinagem CNC para fabricar ferramentas de produção, mas isso seria muito demorado e dispendioso. Com a nossa Impressora 3D Fortus 450mc, podemos atender à produção de baixos volumes de forma rápida e econômica, produzindo muitas ferramentas diferentes sob demanda para acelerar o processo de fabricação e garantir que atendamos os prazos de entrega dos clientes”, explica Darío González Fernández, CEO da Indaero.

Segundo ele, a importância do material ULTEM 9085 também não pode ser subestimada. "Este material se tornou parte integrante do processo de produção, pois é certificado para o setor aeroespacial e conhecido pelo cliente Airbus para uma série de aplicações de aeronaves. Com sua combinação única de alta relação força-peso e certificação FST (chama, fumaça e toxicidade), podemos imprimir em 3D ferramentas robustas e leves e responder a produção de peças em voo de curto prazo se necessário – o que nos dá uma vantagem única versus concorrência", ressalta González.


Continua depois da publicidade


O ferramental "curvo" complexo impresso em 3D leva a um aumento de negócios

A impressora 3D Stratasys Fortus 450mc é usada pela Indaero para fabricar várias ferramentas de produção. Crucial para conseguir isso é a capacidade de projetar e produzir rapidamente geometrias curvas complexas, que se encaixam perfeitamente nas formas intrincadas dos painéis da aeronave. Anteriormente, a empresa estava limitada a produzir formas planas com métodos tradicionais, o que afetou o desempenho da ferramenta final durante a fixação ao painel pelos trabalhadores.

"A impressora 3D mudou o jogo para nós. Isto porque a capacidade de imprimir ferramentas em 3D curvas em materiais robustos nos fez perceber a importância de ter este ferramental que se encaixa perfeitamente nos painéis. Isto não só facilita o trabalho dos operadores, mas também liberta recursos e aumenta nossa produtividade geral. Essa melhoria foi imediatamente reconhecida por uma série de provedores líderes da Airbus, como a Aernnova, que antes trabalhava com nossos concorrentes e cujos negócios conseguimos posteriormente", destaca González.

Para a Aernnova, por exemplo, usamos a impressora 3D Stratasys Fortus 450mc para otimizar uma série de ferramentas de produção para a fabricação de um helicóptero Airbus NH90. Em particular, destacamos uma ferramenta de fabricação impressa em 3D para consertar uma caixa deslizante no painel interior da asa do helicóptero. Tradicionalmente, uma ferramenta de alumínio pesava doze quilos e exigia dois operadores para segurá-la contra o painel, enquanto marcava os furos. Com as geometrias complexas alcançáveis com a impressão em 3D, a equipe redesenhou a ferramenta com uma curvatura que se encaixava perfeitamente na estrutura do painel. Como resultado, a Indaero forneceu à Aernnova uma nova ferramenta mais efetiva, nove quilos mais leve do que sua antecessora, de forma independente, ou seja, não precisa mais ser segurada pelos operadores.

"Integrar a impressão Stratasys FDM 3D em ferramentas de produção para este projeto tem nos apresentado vários benefícios. Em primeiro lugar, a partir de uma perspectiva de recursos, agora não há necessidade de dois operadores, pois a ferramenta se encaixa no painel de forma independente, deixando um operador posicionar a caixa deslizante com ambas as mãos livres. Em segundo lugar, podemos produzir uma ferramenta leve e robusta, além de ficar pronta 66% mais rápido do que com usinagem CNC. Como resultado, esta parte do projeto é concluída antes do tempo, levando a uma economia de mais de 50% nos custos de fabricação. A resposta do cliente foi fantástica", detalha o executivo da Indaero.

Andy Middleton, presidente da Stratasys EMEA, conclui que FDM tem sido uma tecnologia aditiva escolhida pela indústria aeroespacial, particularmente para aplicações de ferramentas personalizadas. Empresas como a Indaero estão aproveitando materiais de alto desempenho, como ULTEM 9085, para produzir ferramental de melhor desempenho para o chão de fábrica com reduções de tempo e custos. “Não é surpresa que essas empresas prontas para o futuro estejam melhorando o desempenho do negócio como resultado”, conclui Middleton.

Sobre a Stratasys

A Stratasys (NASDAQ: SSYS) é líder mundial em soluções de tecnologia aditiva aplicada às indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, bens de consumo e educação. Por quase 30 anos, um foco intenso e contínuo nos requisitos de negócios dos clientes tem alimentado inovações significativas - 1.200 patentes de tecnologia aditivas concedidas e pendentes - que criam um novo valor nos processos do ciclo de vida do produto, desde protótipos de design até ferramentas de fabricação e peças para uso final. O ecossistema de impressão 3D Stratasys de soluções e expertise - materiais avançados; software com controle de nível de voxel; impressoras 3D FDM e PolyJet precisas, com alta capacidade de repetibilidade e confiáveis; serviços especializados em aplicações; peças sob demanda e parcerias que definem a indústria - trabalha para assegurar uma integração perfeita no fluxo de trabalho em constante evolução de cada cliente. Cumprindo o potencial real da manufatura aditiva, a Stratasys oferece aplicações inovadoras específicas para a indústria que aceleram os processos de negócios, otimizam as cadeias de valor e impulsionam as melhorias no desempenho dos negócios para milhares de líderes prontos para o futuro em todo o mundo. Sede corporativa: Minneapolis, Minnesota e Rehovot, Israel, online em: http://www.stratasys.com, http://blog.stratasys.com e LinkedIn.