Petrobras volta a investir e deve gerar três mil empregos

Empresários e trabalhadores da região de Macaé, no Norte do Rio, já vivem expectativa de novos investimentos no setor.

Após três anos de poucos investimentos, a Petrobras termina 2017 com números bem animadores. A estatal, que sofreu com as investigações da Operação Lava Jato, tem o objetivo de aumentar a produção de petróleo. Com isso, irá abrir três licitações para serviços de reformas em 39 plataformas na Bacia de Campos. O valor pode chegar a R$ 3 bilhões, o que deve gerar cerca de três mil empregos na cidade de Macaé, no Norte do estado do Rio, segundo estudos da Associação das Empresas Prestadoras de Serviços para a Indústria (Abespetro).

A região já vive a expectativa de novos investimentos e oportunidades. Empresários e trabalhadores estão voltando a apostar no setor, que foi teve fechada cerca de 40 vagas com a crise da Petrobras nos últimos anos.

As licitações e contratações deverão ser concluídas até abril. Os serviços que serão feitos nas plataformas da Bacia de Campos são de manutenção, pintura, troca de equipamentos e caldeiraria.

Diferente dos anos antes da Operação Lava Jato, cerca de 20 empresas foram convidadas para participar das licitações. Segundo a Abespetro, isso deixa a concorrência mais disputada e melhora o serviço da estatal. Antes das investigações, apenas duas ou três empresas dominavam os trabalhos. A expectativa dos especialistas no setor de petróleo é que os investimentos vão aumentar ainda mais nos próximos meses.