Indicador Ipea de Investimentos registra alta de 1,4% no terceiro trimestre

O avanço em setembro foi de 0,4%, decorrente principalmente do consumo aparente de máquinas e equipamentos.

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede os investimentos, registrou crescimento de 0,4% em setembro e alta de 1,4% no terceiro trimestre. Elaborado pelo Grupo de Conjuntura do Ipea, o indicador permite o acompanhamento mensal desagregado do FBCF por componente e pode ser usado para prever a atualização do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (SCNT) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O avanço em setembro (na comparação com o mês anterior) foi consequência principalmente da alta de 3,4% no consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – que corresponde à produção doméstica acrescida das importações e diminuída das exportações. No trimestre, o Came também foi o destaque, com crescimento de 3,3% sobre o período anterior. Além disso, o forte crescimento na importação de bens de capital (30,5%) ajuda a explicar o resultado positivo.

Já o indicador de construção civil recuou pelo segundo mês consecutivo, apresentando queda de 0,2% em setembro sobre o mês de agosto. Apesar deste resultado, o setor encerrou o trimestre com avanço de 1,4% sobre o período anterior. Por fim, o terceiro componente da FBCF, classificado como “outros ativos fixos”, contribuiu negativamente, com quedas de 4,8% em setembro, e 1,8% no terceiro trimestre. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto a construção e os outros ativos fixos registraram quedas de 3,2% e 9,8%, respectivamente, o Came cresceu 13,1%. Na mesma comparação (setembro de 2016), o indicador de investimentos aponta crescimento de 0,6%. Já na comparação do terceiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, verificou-se queda de 0,6%.

A formação bruta de capital fixo (FBCF) da economia é composta pelos investimentos em máquinas e equipamentos; construção civil; e por outros ativos fixos (como propriedade intelectual, lavouras permanentes, gado de reprodução, etc.). O Indicador Ipea de FBCF passou por aprimoramentos metodológicos descritos em Nota Técnica possível de acessar aqui.