Blutec seleciona plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes para projeto industrial automotivo

Fábrica inovadora de veículos híbridos e elétricos será reaberta na Sicília (Itália).

A Dassault Systèmes, empresa 3DExperience, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia que sua plataforma 3DExperience foi escolhida pela Blutec Srl para apoiar seu projeto industrial automotivo de 300 milhões de euros em colaboração com a Invitalia, agência do Ministério da Economia Italiano para investimento e desenvolvimento de negócios.

A Blutec reabrirá uma fábrica industrial automotiva em Termini Imerese, na Sicília (Itália), que foi fechada em 2011 e irá reutilizá-la para fabricar veículos híbridos e elétricos para a indústria automotiva internacional, bem como para gradualmente reempregar os 700 colaboradores da antiga instalação. A Blutec irá implantar a plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes para treinar os funcionários em inovação industrial sustentável e utilizar a Industry Solution Experience (ISE) "Electro Mobility Accelerator" para idealizar, projetar, simular e entregar novos conceitos de veículo. Espera-se que o projeto seja totalmente implantado em 2018.

"A missão da Blutec para a fábrica de Termini Imerese é produzir componentes e uma série inovadora de veículos sustentáveis para os mais prestigiados fornecedores de automóveis e promover benefícios sociais e econômicos para a região", afirma Cosimo Di Cursi, CEO da Blutec. "Quando nossa proposta de revitalizar essa importante área industrial foi escolhida pela Invitalia entre mais de 22 outros candidatos, nosso primeiro investimento foi na plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes. Consideramos essa tecnologia como o ponto de partida fundamental para conceber, criar e vender um automóvel altamente tecnológico que requer atividade intensiva de pesquisa e desenvolvimento", diz Di Cursi.

A ISE "Electro Mobility Accelerator" fornecerá à Blutec um ambiente digital colaborativo para definir, avaliar e validar virtualmente o desempenho de componentes e peças personalizadas para carros de edição limitada, bem como para uma série exclusiva de automóveis híbridos e elétricos baseados em modelos existentes que apresentarão mudanças ecologicamente corretas para a redução de emissões.


Continua depois da publicidade


"O projeto de renascimento industrial automotivo da Blutec tem como objetivo construir um centro criativo de fabricação que contribuirá para um novo e sustentável mercado de transporte e mobilidade", afirma Olivier Sappin, Vice-Presidente da Indústria de Transporte & Mobilidade da Dassault Systèmes. "A plataforma 3DEXPERIENCE oferece competências digitais multidomínios que são essenciais para a próxima geração de pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos e apoiarão o nível de inovação e a liderança industrial definidos pela Blutec", diz Sappin.