SKA inova em evento e surpreende com resultados

Evento sobre Indústria 4.0 contou com palestrantes da Porsche Consulting, Erzinger, Irwin Tools, SolidWorks, Fiat Chrysler FCA e de especialistas da SKA.

Há um ano uma equipe da SKA dava um passo ousado na formatação de eventos da empresa. A SKA, que investe há anos em eventos tradicionais do setor metalmecânico, resolveu inovar com o intuito de dar uma resposta aos seus clientes. 

O engenheiro de aplicações da SKA, Adriano Tavares, explica que essa é uma forma de “mostrar aos clientes os passos da empresa”. Tavares não se refere somente ao formato de evento apresentado ao vivo online para 1.500 pessoas de várias regiões do País, mas também em relação à cultura e oferta de soluções em softwares e tecnologias. “Uma nova cultura da empresa, porque a SKA está entendendo a necessidade dos clientes por soluções e não softwares. [Queremos] mostrar a empresa enquanto uma solução”, diz.

Indústria 4.0

O que diz muito sobre o formato da Indústria 4.0, uma solução completa de compartilhamento de dados, soluções integradas, um universo digitalizado, oferecendo experiências e não somente um único produto que resolva problemas isolados. "O que pode ser digital vai ser digital", afirmou em sua palestra Fabrício Sousa, gerente sênior de projetos da Porsche Consulting. Segundo Fabrício, existem 4 pilares para iniciar este processo dentro de qualquer empresa: digitalização, conexão, interação e automatização.

“Falar de inteligência industrial é falar que eu tenho o melhor processo para trazer o resultado que estou procurando. Melhores soluções para cada tipo de processo de forma integrada. Eu reutilizo essa informação, trabalhando de maneira conectada, do departamento que trabalha com peças mais simples se comunicando com o departamento mais complexo”, falou Tavares em sua apresentação.


Continua depois da publicidade


“Quando a gente fala em conectividade a gente pensa na nuvem, mas não é só isso. Expande um pouco esse conceito”, lembrou o coordenador de engenharia da Erzinger, Ricardo Fernandes. A fala de Fernandes complementa o que também disse Tavares: “Falar em produção hoje não é mais falar em usinar peça ou gerenciar uma máquina CNC, mas é gerenciar o processo”.

Celso Morassi, supervisor de design da Fiat Chrisler FCA, contou a sua trajetória de décadas junto à Fiat e as transformações sofridas no departamento de design da empresa. Morassi começou a trabalhar na Fiat aos 16 anos, quando os moldes de carros eram feitos de gesso e argila. Ele temeu seu emprego com o advindo da tecnologia, digitalização e impressão 3D, por exemplo, mas ao fim cedeu. “Hoje gostaria de ter mais máquinas funcionando para mim”, brincou. “As peças que antes eram feitas de gesso, em um processo manual e demorado, hoje são impressas, trazendo agilidade e mais opções para o design da empresa”, ressaltou Morassi. 

A experiência da Irwin Tools, contada por Dirceu Deitos, gerente de produção, se refere ao modelo Lean e ao sistema M.E.S (Manufacturing Execution System), ambos priorizando eficiência e produtividade em 16 células da empresa. Deitos trabalha há mais de 40 anos na Irwin e conta que levou cerca de um ano para ter resultados mais expressivos com os modelos em questão, entretanto, altamente lucrativos. Antes do projeto piloto a eficiência era de 72%, cerca de um ano depois, passou para 82%. “Nós temos um critério que a cada 1% de eficiência nós ganhamos R$ 170 mil”, conta. O gerente de produção, entretanto, ressalta que a prioridade é a informação, mas para isso funcionar adequadamente é necessário mudar toda a cultura do chão de fábrica. 

O palestrante Marcelo Hendler, gerente técnico SolidWorks, também falou da gestão de informação, bem como sobre o lançamento do SolidWorks 2018 (saiba mais aqui). 

O evento

O evento movimentou a empresa que iniciou o formato de palestras ao vivo, simultaneamente em local físico e também virtual ano passado. Na primeira edição, em 2016, 760 participantes acompanharam as palestras online. Neste ano, com o tema “Indústria 4.0 - Inteligência Industrial e a Digitalização”, 1.500 pessoas estiveram conectadas no dia 6 de outubro, acompanhando os representantes das grandes empresas convidadas.

Participaram do evento pessoas da grande região de Salvador (BA), de Belém (PA), e principalmente, de São Paulo, São Leopoldo (cidade do Rio Grande do Sul, onde está localizada a sede da SKA), Curitiba (PR), Joinville (em Santa Catarina e onde ocorreu evento presencial), Caxias do Sul (RS), Jaraguá do Sul (SC), São José dos Pinhais (PR), Florianópolis (SC), São José dos Campos (SP) e Carlos Barbosa (RS).

Veja o vídeo com o evento completo abaixo:

Palestrantes

Se tiver interesse específico em algum dos palestrantes, você pode assistir a apresentação individual de cada um deles clicando sobre o nome do mesmo.

  • Fabrício Souza - Diretor de Projetos da Porsche Consulting - A Transformação Digital nos Negócios
  • Ricardo Fernandes – Coordenador de Engenharia da Erzinger - Gestão de Projetos: Conexão entre pessoas e sistemas
  • Celso Morassi - Supervisor de Modelação para Design da Fiat Chrysler Automóveis - Como a impressão 3D revolucionou a fábrica da Fiat Chrysler Automóveis
  • Luiz Gonçalves – Engenheiro de Aplicações da SKA - Validação: Impressão 3D e as novas tecnologias de impressão
  • Adriano Tavares – Coordenador Técnico na SKA - Manufatura: Como estamos mudando a forma que produzimos nossos produtos
  • Dirceu Deitos – Gerente de Produção da IRWIN Ferramentas - Gestão da produção: A Fábrica da Irwin em tempo real
  • Marcelo Hendler – Gerente Técnico Brasil da SOLIDWORKS - O Futuro do SOLIDWORKS