Estudo propõe software que elabora preços de serviços de usinagem

Fonte: CIMM - 06/08/07

Empresas de pequeno e médio porte prestadoras de serviços de usinagem geralmente contratam escritórios terceirizados para seu controle contábil. A elaboração de orçamentos baseia-se, normalmente, em valores utilizados pelos seus concorrentes, sem considerar as características próprias de seus cenários de fabricação.

Pensando na possibilidade de diminuir a perda econômica ou até proporcionar maior lucro a estas empresas, um grupo de pesquisadores da Unimep trabalha no desenvolvimento de um Sistema de Apoio Operacional para a formulação de preços para empresas prestadoras de serviços de usinagem.

A partir de informações como impostos, margem de lucro idealizada e preço dos materiais é possível especificar o valor mínimo do serviço a ser realizado.

“A idéia é que não haja perdas. Com o preço mínimo definido é certeza que a empresa não terá prejuízo como muitas vezes acontece”, explica Elesandro Baptista, pesquisador da Unimep. O sistema deverá ser baseado no conceito de margem de contribuição, para que se obtenha receitas que não somente cubram os custos fixos, mas que também resultem em lucro para seu usuário. “As empresas poderão, assim, realizar de forma mais segura e rápida os contratos de prestação destes serviços”, conclui Baptista.

A próxima etapa do projeto é aplicar este sistema. O ideal seria a construção de um software voltado para a elaboração de orçamentos mais coerentes. “Se conseguirmos desenvolver este software buscaremos, depois, empresas do setor para o processo de validação da tecnologia”, completa Baptista.


Tópicos: