Conheça os engenheiros vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2017

Projetos selecionados por comissão da Gerdau e ABECE priorizam a sustentabilidade para a transformação da construção civil

A Gerdau, em parceria com a ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, anuncia os vencedores da 15ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, considerada a maior premiação do segmento no Brasil. A iniciativa reconhece o trabalho de projetistas estruturais que contribuíram para o desenvolvimento do setor nas categorias Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte, Obras Especiais e Construção Industrializada. Neste ano, mais de 140 projetos foram inscritos para o prêmio. 

Na 15ª edição da premiação, o principal desafio para os engenheiros foi adequar-se as  condições  e mercado capturando as oportunidades que se apresentam.  Os projetos inscritos demonstram em suas concepções novas soluções, processos e materiais com uma crescente preocupação com a utilização racional de recursos e a implantação da obra em seu ambiente.

A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão de profissionais formada por membros da Gerdau e da ABECE. Entre os aspectos avaliados estão a Concepção estrutural , Processos construtivos e materiais, Originalidade, Monumentalidade, Implantação no ambiente, Esbeltez, Estética e economicidade. Além dos vencedores de cada categoria, as obras escolhidas como Destaque do Júri e o projeto destaque no quesito Sustentabilidade recebem menções honrosas, assim como a escolhida pelo público na votação online. 

“A edição deste ano contou com iniciativas que mostram a transformação que passa o mercado da construção civil. Os projetos se destacam pela criatividade e novas tecnologias adotadas  para se adequar a este ambiente de negócios. Além disso, os projetos deram uma atenção especial para o tema sustentabilidade, categoria que apresentou soluções com melhor aproveitamento e consumo de água, conforto térmico e  eficiência energética”, destaca César Peres, diretor Comercial da Gerdau. 


Continua depois da publicidade


“O Prêmio Talento se consagra como o grande reconhecimento e integração dos engenheiros projetistas de estruturas. A premiação estimula a troca de experiência entre os profissionais e contribui para o futuro da engenharia brasileira”, completa Peres.

Na categoria Infraestrutura, o vencedor foi Vicente Garambone Filho, com o projeto Ponte Estaiada Metrô Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em Edificações, Eduardo Assis Fonseca e Suely Bueno conquistaram a premiação com o Aqwa Corporate. Entre os projetos de Pequeno Porte, o primeiro lugar foi para Leonardo Patricio Chaves, com a Cúpula do Half Pipe. Na categoria Obras Especiais, o prêmio ficou com Cesar Pereira Lopes, responsável pela Arena Allianz. Em Construção Industrializada, o ganhador foi Sérgio Osório de Cerqueira, responsável pela Ampliação do Hospital da Hapvida. Já a menção honrosa em Sustentabilidade foi para Alan Dias com a Escola de Vela Lars Grael.  O Destaque do Júri ficou com Augusto Paiva e Silva e Oswaldo Barbosa, com o Terminal Offshore de Minérios do T1 do Complexo Portuário do Açu.  

Na votação aberta ao público no site do prêmio, o vencedor foi Ana Paula Silveira com o projeto Habitat Bradesco. Por fim, as menções honrosas dadas pelo Júri em comemoração aos 15 anos do Prêmio foram para Euclydes Neto com o Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida- Campanário e para Rafael Timerman, com a Recuperação e Substituição dos Cabos da Ponte Pênsil sobre o Mar Pequeno.

Conheça a lista completa dos vencedores: 

•    CATEGORIA INFRAESTRUTURA
Vencedor: Vicente Garambone Filho- Ponte Estaiada Metrô Barra da Tijuca
Menção honrosa: Flávio Gaiga- Hangar GWI

•    CATEGORIA EDIFICAÇÕES
Vencedor: Eduardo Assis Fonseca e Suely Bueno- Aqwa Corporate
Menção honrosa: Dirk Mader- Forma Itaim

•    CATEGORIA PEQUENO PORTE
Vencedor: Leonardo Patricio Chaves- Cúpula do Half Pipe
Menção honrosa: Yopanan Conrado Pereira Rebello- Residência Setin

•    CATEGORIA OBRAS ESPECIAIS
Vencedor: Cesar Pereira Lopes- Arena Allianz
Menção honrosa: Jairo Fruchtengarten- Cais das Artes

•    CATEGORIA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA
Vencedor: Sérgio Osório de Cerqueira- Ampliação do Hospital da Hapvida
Menção honrosa: Antônio José Gonçalves Monteiro- Ampliação Recreio Shopping

•    MENÇÃO HONROSA – SUSTENTABILIDADE
Vencedor: Alan Dias- Escola de Vela Lars Grael.

•    DESTAQUE DO JÚRI 
Vencedor: Augusto Paiva e Silva e Oswaldo Barbosa- Terminal Offshore de Minérios do T1 do Complexo Portuário do Açu

•    VOTAÇÃO ONLINE
Vencedor: Ana Paula Silveira- Habitat Bradesco


Tópicos: