Mercopar começa nesta terça-feira (3), em Caxias do Sul

Oportunidades de negócios, inovação e muitas novidades estão à disposição dos visitantes e expositores.

 A partir desta terça-feira (3), a 26ª edição da Mercopar, que acontece em Caxias do Sul, passa a ser o centro das atenções com relação a oportunidades de negócios, novidades e inovação nos setores metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais, serviços, borracha, plásticos, energia e meio ambiente. Cerca de 200 expositores de várias regiões do país estarão reunidos no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, dispostos a fomentar cada vez mais um novo momento para a economia, dando sequência a recentes anúncios de grandes investimentos, como foi o caso da fábrica da GM, que receberá recursos de R$ 1,4 bilhão no complexo de Gravataí/RS. A Mercopar segue até a sexta-feira (06), com a expectativa de receber até 15 mil visitantes, público formado essencialmente por técnicos, gerentes, diretores e tomadores de decisão.

Arquivo CIMM

Além da prospecção de oportunidades de negócios, participar da Mercopar significa conhecer as principais tendências da indústria. Um exemplo é o Salão da Inovação, que reunirá projetos e ações relacionados à Indústria 4.0, também chamada de 4ª Revolução Industrial, que engloba inovações em automação, controle e tecnologia da informação com aplicação em processos de manufatura. A Indústria 4.0 proporciona troca de dados utilizando conceitos ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem, facilitando uma visão e execução de fábricas mais inteligentes, onde suas estruturas de produção são moduladas e conectadas com dados circulando de forma online, se auto ajustando conforme a necessidade da produção.

O Salão da Inovação promoverá ações como Desafio de Robôs Indústria 4.0: Polo Marista + PUC-RS + SEBRAE-RS, Campeonato de Inovação, com Nissan/Renault, Intercement e Grendene, e o Innovation Lab, com workshops sobre Inteligência Artificial, Big Data e StartUCS Future. A Indústria 4.0 também ganha espaço com o Instituto Senai de Inovação, que demonstrará em seu estande tecnologias de manufatura digital, robótica colaborativa, sensoriamento/aquisição de dados, e tecnologias de interação. “O ambiente na Mercopar certamente contribui para que as empresas possam conhecer novos meios para ampliar a eficiência e os resultados. Uma das maneiras para que isso aconteça é acompanhar de perto o que existe de novidades em processos inovadores. Participar da Mercopar é sinônimo de atualização tecnológica e comercial”, destaca o diretor Técnico do SEBRAE/RS, Ayrton Pinto Ramos.


Continua depois da publicidade


Negócios

Os quatro dias de feira serão marcados por uma intensa programação, a começar pelas tradicionais Rodadas de Negócios, que integram o Projeto Comprador Nacional e acontecem nesta terça e também na quarta-feira. Neste ano, serão 55 empresas compradoras e mais de 200 vendedoras, que estabelecem um contato direto e objetivo em busca de uma parceria para o fornecimento de produtos e serviços. Entre as compradoras, estão nomes como Astória Papeis, Atlas Copco Brasil, Borrachas Vipal, Bosch Rexroth, Britânia Eletrodomésticos, Caloi, Gerdau, Mercur, Metalúrgica Mor, Metalúrgica Trapp, MRV Engenharia, Springer Carrier, Stihl e Tramontina. Já na quinta-feira será realizada a Rodada de Negócios tendo como foco Soluções Digitais para a Indústria. “Diante de um cenário tão competitivo como o que estamos enfrentando, ter acesso ao conhecimento e às oportunidades que circulam na feira podem representar uma diferença fundamental a favor de quem acompanha o evento. É preciso estar atento a tudo que acontece no ambiente de negócios e a Mercopar representa um cenário positivo para isto”, observa o diretor-geral da Hannover Fairs Sulamérica, Valério Regente.

Palestras

A Mercopar oferecerá diariamente ao público uma série de palestras gratuitas, sobre temas variados, com início sempre às 15h, bastando comparecer ao Espaço SEBRAE. Entre as pautas que serão abordadas, estão assuntos como Tecnologia de Microlocalização (Menvia), Produtividade e a Indústria 4.0 (Indústrias Romi), Criação de novos produtos através da cooperação empresarial (Noord e Duo+), Soluções ABB para NR 12 (RH Materiais Elétricos), Rio Grande do Sul, um Estado de oportunidades (Badesul), Ampliando as margens em tempo de crise através do design (Bertussi Design), Automação & Robótica como diferencial competitivo (Mectrol Automação industrial), Qual é o melhor modelo de bomba de vácuo para aplicação na indústria (Busch do Brasil), Inversões Matriciais (Yaskawa Divisão Drives), Robô Colaborativo (HC 10 - Yaskawa Divisão Robótica), Aplicações e novas tecnologias em guias lineares (THK Brasil) e A Evolução da era digital na indústria (Portal Plástico Virtual).

Visitas orientadas

A exemplo do ano passado, a Mercopar contará novamente com visitas orientadas. Serão dois grupos diários, às 15 e às 18h, com número limitado de 15 participantes, coordenados pela consultora do SEBRAE/RS, Isabel Groenendal Aguiar. As empresas já confirmadas que terão seus estandes visitados são a Altech Máquinas e Equipamentos, Faro Technologies, Indústrias Romi, Okuma Latino Americana, Mazak Sulamericana, Mectrol do Brasil, Powermig Automação e Soldagem, Sachet Tecnologia em Automação e Robótica, Sumig Soluções para Solda e Corte. As inscrições devem ser feitas por meio do site da Mercopar.

Aplicativo

A Mercopar conta com um aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS, permitindo aos visitantes o acesso à programação e organização de agendas para participar das ações da feira, conferir a lista de expositores, ver e navegar pela planta da feira utilizando o sistema de beacons, um dispositivo bluetooth, que consegue identificar em que parte do pavilhão o visitante está, podendo mapear a rota até o espaço desejado. Os participantes da feira podem baixar o app para Android https://frl.io/a/mercopar_and e para iOS https://frl.io/a/mercopar_ios , assim como QRcodes para acessar os links de download. A criação do aplicativo é da Menvia, empresa de computação contextual que utiliza Big Data, Internet das Coisas (IoT) e aplicativos móveis para transformar as interações entre o mundo digital e o físico.

A realização da Mercopar é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG.